Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
23º
Porto Nacional
23º
REDE ORTO
GOVERNO DO ESTADO

Em nova mudança no alto escalão, Silva Neto assume comando da PM no Tocantins

02 fevereiro 2021 - 19h19Por Redação

O governador Mauro Carlesse (DEM) anunciou nesta terça-feira (02), no Palácio Araguaia, mudanças no primeiro escalão de sua gestão, entre elas a troca do Comando-Geral da Polícia Militar, onde o escolhido para liderar a PM no Estado agora é o ex-comandante do Batalhão em Araguaína, Coronel Silva Neto. As decisões devem ser publicadas no Diário Oficial ainda hoje.

Entre os nomes que integram a nova equipe de Carlesse estão lideranças que já tiveram passagem pelo governo, que também abriu espaço para novos aliados. 

Polícia Militar 

Em meio ao andamento do concurso de novos soldados. O coronel Jaizon Veras deixa hoje o mais alto posto da PM no Tocantins e irá para a reserva remunerada da PM. Agora entra em cena o Coronel Júlio Manoel da Silva Neto, ex-Chefe da Casa Militar. 

Adetuc

A dança das cadeiras também aconteceu na Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), onde Tom Lyra abriu espaço para o ex-prefeito de Pedro Afonso, Jairo Soares Mariano, assumir o cargo. O atual gestor da pasta esteve à frente da a Associação Tocantinense de Municípios (ATM) até o fim do ano passado. 

Lyra acumulava os cargos da Adetuc e Indústria e Comércio, onde ele continuará comandando. 

 Secretaria Extraordinária

Houve mudança também na Secretaria Extraordinária de Políticas de Governo Descentralizadas, que estava sem títular, e agora será gerida pelo ex-prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade Costa, irmão do presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade. Otoniel perdeu a disputa pela prefeitura de Porto nas últimas eleições municipais.

Secretaria da Fazenda e Planejamento 

Outra importante mudança ocorre na Secretaria da Fazenda e Planejamento que será dividida em duas, onde o atual titular, Sandro Armando, segue no comando da área da Fazenda e a nova pasta do planejamento ficará com Sergislei Silva de Moura.

Vale lembrar que essas não foram as únicas reformas administrativas feitas por Carlesse em 2020. Durante o mês de janeiro, o governo também fez mudanças na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Instituto Natureza do Tocantins, Secretaria de Defesa Agropecuária (Adapec) e Secretaria do Meio Ambiente, além de trocas na governadoria e no próprio gabinete do governador.