O governador Carlos Henrique Gaguim esteve em audiência com o ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta terça-feira, 19, em Brasília, para tratar da liberação da emenda de Reestruturação da Universidade do Tocantins – Unitins. Ainda nesta terça-feira, Carlos Henrique Gaguim, também se reuniu com a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho. Na pauta, foram debatidos os projetos do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2.
Por meio do apoio a Entidades de Ensino Superior Não Federais, a Unitins foi contemplada com a dotação de R$ 33.119.505, relativa à execução orçamentária de 2010, dos quais R$ 9.000.000 já foram empenhados.
Na audiência, o ministro Haddad assegurou celeridade no processo de liberação. “O governador esteve conosco para antecipar a possibilidade de liberação da emenda e vamos responder prontamente”, garantiu o ministro da Educação.
O governador acrescentou que a educação no Estado teve um salto qualitativo nos últimos meses, destacando a Universidade Aberta e a aquisição de novos ônibus, para facilitar o acesso dos estudantes que residem em áreas distantes. “Fizemos a aquisição de 120 ônibus e pretendemos, até o fim de nossa gestão, disponibilizar 400 ônibus,” disse o governador.
Os projetos do PAC 2, que já foram contemplados e aprovados no Orçamento de 2010, atualmente, estão em fase de análise pela equipe técnica da instituição.
“É fundamental a liberação destes convênios do PAC 2, para garantir melhorias nas áreas de saneamento de Palmas e Araguaína”, frisou o governador. Estão previstos aproximadamente 27 milhões de reais para a Capital e cerca de 6 milhões, para Araguaína. (Com informações da assessoria Secom)