Na noite da última segunda-feira, 27 novos ônibus escolares foram entregues pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Educação do Tocantins (Seduc). Para que estas máquinas entrem logo em circulação e transportem diversos alunos das redes públicas de todos os 139 municípios tocantinenses, a Seduc não perdeu tempo e já ofereceu, das 8 às 18 horas desta terça-feira, 03, um curso de capacitação para 16 profissionais que irão conduzir os veículos. Nesta quarta, 04, outros 14 servidores receberão o mesmo treinamento; ao cumprirem as oito horas-aula previstas pelo conteúdo programático (cinco para os conteúdos teóricos e três para os práticos), todos receberão um certificado.
De acordo com a superintendente de administração do sistema educacional da Seduc, Ângela Maria Matos Rodrigues Botelho, esta capacitação, realizada em parceria com a concessionária Teti Caminhões e Ônibus, de Palmas, não se limita aos aprendizados técnicos, pois os motoristas assumem a função de agentes da Educação durante o período em que estão de serviço.
“Este curso é fundamental para que os nossos profissionais se aperfeiçoem e, assim, transportem os estudantes com maior segurança. Entretanto, não nos prendemos apenas aos estudos técnicos, de condução e manutenção dos veículos, que, é claro, também são primordiais, mas, também, à preparação sócio-educativa dos motoristas, que passam grande parte do tempo com os alunos e, assim, têm que saber lidar com eles, colaborando no processo educacional, inclusive em relação à Educação no Trânsito”, afirmou Ângela Botelho.
Ainda conforme a superintendente da Seduc, 326 ônibus já estão circulando em todo o Estado atendendo aos estudantes das escolas públicas tocantinenses e isto ocorre a partir do regime de colaboração firmado entre os governos estadual e municipais, no qual o Estado fornece os veículos, que passam a ser de responsabilidade das prefeituras, que devem mantê-los em boas condições e somente utilizá-los para o transporte de alunos. Atualmente, há um estudo sendo feito para viabilizar a obtenção de uma nova frota, que seria distribuída entre diferentes municípios.
Tecnologia ao dispor da Educação
Segundo o gerente-geral da Teti, Clever Conçalves Coelho, todos os veículos adquiridos pelo Estado passaram por rigorosos testes para atender às exigências do Ministério da Educação acerca do transporte escolar, principalmente para os que atendem as zonas rurais.
“Estes ônibus foram especialmente desenvolvidos para serem capazes de transportar estudantes com o máximo de conforto e segurança nos mais diferentes tipos de terrenos, inclusive nos acidentados, como geralmente são aqueles que encontramos nas zonas rurais. Para isto, foram necessários três anos de testes, até que estas especificações técnicas que tornam estes veículos off-road fossem definidas. A empresa que fabrica as máquinas, inclusive, afirma que elas funcionam por cinco anos sem intervenções mecânicas, gastando-se apenas com as de prevenção, como troca de óleo, de pneus, o que gera grande economia”, explicou Clever Coelho.
O gerente-geral ressaltou, ainda, que a concessionária possui um estoque de peças de reparo para os ônibus avaliado em, aproximadamente, R$ 1,8 milhão, para, caso seja necessário, eles sejam consertados imediatamente, não ficando parados. Além disto, há sete automóveis (dois baseados em Araguaína, dois em Gurupi e três em Palmas) disponíveis para atender a toda chamada de urgência que ocorra em caso de pane dos veículos, em qualquer um dos municípios do Estado, tudo pela segurança e pela qualidade do transporte escolar público do Tocantins. (Da Secom)