Depois de criar o caminho das águas, no ano passado, o Ruraltins montou na Agrotins 2011 uma trilha para conscientizar e combater a fome e o desperdício de alimentos. No início do caminho, que começa na plantação de sorgo, o público se depara com placas de crianças catando comidas no lixão e uma mensagem sobre a importância da produção de alimentos, enquanto milhões de pessoas passam fome.
No percurso há ainda a cena de uma mesa farta de alimentos e uma criança agradecendo, um espaço com a produção de hortaliças, criação de frangos dentre outros, demonstrando como o Governo do Estado está se preparando para combater a fome no Tocantins e apoiar os pequenos produtores.
O autônomo Marco Antônio, morador de Taquaralto, visitou a trilha pela primeira vez e orientou os três filhos sobre a importância de não desperdiçar os alimentos, enquanto muitas crianças passam fome no mundo. “É chocante, mas muito importante conscientizar nossos filhos desde pequenos para colocar no prato só o que vão comer e não jogar comida no lixo”, disse Marco.
Ao final, a trilha demonstra o aproveitamento das cascas e dos talos de legumes, frutas e hortaliças e uma equipe do Programa Mesa Brasil oferece doces e sucos para degustação.
Para a chefe do escritório regional do Ruraltins de Porto Nacional, Simone Barreto, o desperdício acontece desde o plantio, quando o produtor compra sementes de má qualidade e não prepara adequadamente o solo; na colheita, quando não é feita no período correto e também durante o transporte, devido à má conservação das rodovias. Além do momento que chega à casa do consumidor, que não aproveita as casca e o talos dos produtos.(Da Ascom Agrotins)