O Tocantins foi destaque na última edição do Globo Ecologia, veiculada no sábado, 28, que mostrou as Ipucas, uma formação florestal única que só existe na Ilha do Bananal. A repórter Fátima Medeiros, da equipe do programa, esteve no município de Lagoa da Confusão e conversou com produtores rurais e pesquisadores sobre as características e principais ameaças sofridas pelas Ipucas.
As Ipucas são fragmentos de floresta que abrigam vegetação da Mata Atlântica e da Floresta Amazônica, em pleno Cerrado tocantinense. Costuma ficar alagada de 6 a 8 meses do ano e abriga diversas espécies de animais como tucanos, cobras e jacarés. Desde 2008, é protegida como Área de Preservação Permanente.
Segundo a reportagem, atualmente, os produtores rurais são parceiros dos órgãos ambientais na proteção das Ipucas, mas essa parceria nem sempre aconteceu. Por muito tempo o desmatamento, principalmente por meio das queimadas, ameaçou a existência da floresta. Hoje, o equilíbrio do ecossistema ajuda até na proteção das lavouras de pragas, conforme enfatiza a reportagem “Onde tem Ipuca preservada, tem gavião comendo as lagartas que tanto fazem mal às plantações”.
O programa pode ser assistido novamente através do site do Globo Ecologia: http://redeglobo.globo.com/globoecologia/ (Da Secom)