Foi dada a largada para o Fórum do Lago deste ano que, em sua 9ª edição, acontecerá de forma descentralizada com as realizações de seis mini fóruns, abrangendo os municípios sediados no entorno do lago da UHE Luis Eduardo Magalhães. O primeiro mini fórum será na próxima terça-feira, 14, em Brejinho de Nazaré, no Centro de Capacitações Sara Negre, e é uma iniciativa das Organizações Jaime Câmara e do Governo do Estado, por intermédio da Secretária do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semades.
Durante todo o dia, os diversos representantes dos setores usuários de recursos hídricos (pesca, aquicultura, irrigação, saneamento, turismo, lazer, transporte hidroviário, entre outros) e a população em geral participarão das palestras e da programação cultural preparada especialmente para o evento. Serão abordados temas como navegação segura, gestão de recursos hídricos e o comitê das bacias hidrográficas do entorno do Lago.
Para Divaldo Rezende, secretário da Semades, o evento torna mais democrática a gestão dos recursos hídricos ao abrir espaço para que a população apresente suas demandas e sugestões. “A ideia é construirmos juntos uma política que garanta uso sustentável do Lago”, pontuou.
Comitê das Bacias do Lago
De acordo com Aldo Azevedo, superintendente de planejamento e gestão de recursos hídricos da Semades, os mini fóruns também servirão para sensibilizar as pessoas da importância da criação do comitê das bacias hidrográficas do entorno do Lago. “O comitê é fundamental para mediar conflitos que possam existir entre os diversos setores usuários de recursos hídricos”, enfatizou.
Os próximos mini fóruns serão em Lajeado, Miracema, Porto Nacional, Tocantínia e Ipueiras, em caráter preparatório para o Fórum do Lago, que será realizado em Palmas em setembro deste ano.
O mini fórum de Brejinho de Nazaré conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Marinha do Brasil, Naturatins e Saneatins.
Programação
9h - Apresentação Cultural
9h40 - Abertura: Divaldo Rezende - Secretário da Semades | Luiz Antônio Saquetim – Prefeito Municipal | Fátima Roriz - Diretora da OJC
10h25 - Palestra “Segurança da Navegação” - Comandante de Coverta Ricardo da Silva Pinto (Marinha do Brasil)
14h - Apresentação Cultural
14h25 - “Evolução do sistema de gestão de recursos hídricos do Tocantins” - Ana Angélica Pereira (engenheira ambiental da Semades)
15h30 - “O processo de criação do comitê das bacias hidrográficas do entorno do Lago” - Cláudia Rezende (engenheira ambiental do Naturatins)