No Tocantins, são mais de 300 mil condutores habilitados, sendo cerca de 90 mil apenas na capital. E, mais cedo ou mais tarde, todos eles passarão pelo processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Portanto, se chegou a sua vez, o Detran-TO lhe informa o passo-a-passo para a emissão do novo documento, visando facilitar sua vida, tornando mais ágil o procedimento - que se repete a cada cinco anos para pessoas com idade entre 18 e 65 anos e a cada três anos, para quem tem acima de 65.
O primeiro passo é procurar qualquer posto de atendimento do Detran-TO, em Palmas e no interior, tendo em mãos a CNH original e R$ 72,00 para a taxa de renovação, que pode ser paga nas agências do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal - credenciadas junto ao Detran e suas afiliadas, como o Banco da Gente, Banco do Povo e casas lotéricas.
Quitando a taxa, o condutor voltará ao Detran-TO com cópias de documentos pessoais (RG e CPF), da CNH e de comprovante de endereço, além de uma foto 3x4 com fundo branco. Se a CNH estiver vencida há mais de trinta dias, o documento original será anexado ao processo.
Com o processo formalizado, basta agora encaminhar-se a uma das clínicas credenciadas junto ao Detran para a realização do exame de aptidão físico-mental (a consulta é paga). Depois disso, o processo deverá ser devolvido ao Departamento de Trânsito.
Curso
No caso de habilitações emitidas antes de 21 de janeiro de 1998, o motorista deve participar do Curso de Atualização para a Renovação de CNH, de caráter teórico, em um dos Centros de Formação de Condutores (CFCs). Havendo dúvida quanto à necessidade de participar do curso, dirija-se aos postos de atendimento do Detran. O curso passou a ser obrigatório desde 2007.
Há também a opção de substituir as aulas teóricas por uma prova eletrônica.
Consulta
Caso o usuário queira informações adicionais sobre a CNH, basta acessar o site do Detran-TO (www.detran.to.gov.br). No início da página ele encontrará espaços para serem preenchidos com o número do CPF ou o Registro Nacional de CNH (Renach) para acessar informações sobre pontuação da CNH e estado do processo – se emitido, a emitir ou bloqueado. (Da Ascom Detran/TO)