A capacitação que acontece nesta terça, 21, na Escola de Governo, em Palmas, é voltada para professores das escolas públicas e particulares da capital, técnicos da Seduc - Secretaria Estadual de Educação e da Diretoria Regional de Ensino de Palmas, um total de 45 participantes.
O objetivo da oficina é orientar os educadores quanto ao uso dos kits pedagógicos, que serão distribuídos durante o evento. O material traz sugestões de planos de aulas e fichas de atividades para serem utilizados em sala visando estimular os estudantes no desenvolvimento de projetos para o Prêmio Jovem Cientista.
Em sua 25ª edição o Prêmio Jovem Cientista traz este ano como tema “Cidades Sustentáveis”. A intenção é reconhecer pesquisadores e estudantes que estão inovando para transformar as cidades em ambientes sustentáveis. Os interessados em participar do prêmio podem se inscrever até o dia 31 de agosto pela internet ou pelos Correios.
Categorias
O Prêmio Jovem Cientista é dividido em quatro categorias: Estudante do Ensino Médio, Estudante do Ensino Superior, Graduado e Mérito Institucional.
Os alunos do Ensino Médio devem produzir um trabalho resumido, contendo introdução, desenvolvimento e conclusão, segundo uma das seguintes linhas de pesquisa: Ambientes sustentáveis; Planejamento urbano e qualidade de vida; Gestão das águas no meio urbano; Políticas de mobilidade nas cidades; Agricultura urbana; Gestão de resíduos orgânicos, inorgânicos e perigosos; Impactos das mudanças climáticas nas cidades.
Os orientadores das três categorias e as escolas dos três classificados do Ensino Médio serão premiados com laptops, como forma de estimular e reconhecer a cadeia de aprendizagem.
Na categoria Mérito Institucional serão premiadas duas instituições, uma de ensino médio e outra de ensino superior. O pesquisador que tenha se destacado por sua trajetória na área relacionada ao tema do prêmio recebe a Menção Honrosa com título de doutor.