Palmas
27º
Araguaína
27º
Gurupi
22º
Porto Nacional
26º
REDE ORTO
RESGATE

Naturatins realiza operação Verão Vivo 2011 e recolhe animal em extinção

03 agosto 2011 - 11h33

Com a finalidade de coibir crimes ambientais durante a temporada de praia, a equipe da Unidade Regional do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins de Araguacema realizou no mês de julho ações de fiscalização às margens do rio Araguaia. Os fiscais da operação denominada “Verão Vivo 2011” percorreram desde o município de Araguacema até Caseara.

A equipe que contou com apoio da Unidade Regional de Paraíso e da Polícia Militar realizou trabalhos de educação ambiental, fiscalização em embarcações e acampamentos nas praias do Piú, no município de Santa Maria das Barreiras, (PA); do Sol, em Caseara; da Gaivota e do Meio, ambas em Araguacema.

Ao final da operação, os fiscais apreenderam 1.780 metros de redes; cinco tarrafas; 18 boias; duas espingardas calibre 22; duas espingardas conhecidas como “por fora”; um revólver calibre 38; 300 metros de espinhel; nove projéteis, 70 projéteis; pólvoras e chumbos; 10 carretéis de “pinda”; e dois carretéis para captura de tartarugas.

Ainda na ação, a equipe recolheu 50 quilos de pescado de espécies proibidas, entre elas, pintados e pirararas, além de peixes com medidas inferiores às estabelecidas pela legislação, das espécies pacu e tucunaré. De acordo com o balanço, os pescados foram doados para a comunidade carente do município de Araguacema.

Além da ação de fiscalização “Verão Vivo 2011”, a equipe da Regional de Araguacema resgatou no último domingo, 31, um jacaré que seria abatido por moradores do município para consumo. Popularmente conhecido como jacaré-coroa (Paleosuchus Palpebrosu), o animal mede aproximadamente 1,20 m e pesa oito quilos. A equipe da Unidade informou que foi acionada pela Polícia Militar assim que atendeu a ocorrência de uma moradora da cidade. De acordo com relato da PM, o animal encontrava-se machucado na rua após escapar das agressões. Ao chegar ao local, a fiscalização do órgão imobilizou o animal e o levou para a Unidade Regional, onde recebeu os devidos cuidados. Ainda de acordo com os técnicos, o jacaré permanecerá abrigado e será devolvido para seu ambiente natural após sua recuperação.

Lista vermelha
Os técnicos da Unidade informaram que, de acordo com a lista vermelha da IUCN - União Internacional para a Conservação da Natureza, a espécie Paleosuchus Palpebrosu – o Jacaré–Coroa está listada na CITES - Convenção Sobre o Comércio de Espécies da Flora e Fauna Selvagem em Perigo de Extinção. (Com informações da IUCN: (http://www.iucnredlist.org/apps/redlist/details/46587/0)