Palmas
24º
Araguaína
24º
Gurupi
23º
Porto Nacional
23º
REDE ORTO
FERIADO

Empresários estão insatisfeitos com feriado prolongado nesta semana

05 setembro 2011 - 10h09

Na última sexta-feira, 2 de setembro, o governador do estado do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos publicou decreto que coloca a sexta-feira, 9, como ponto facultativo para os servidores públicos do estado do Tocantins. A publicação desagradou empresários e comerciantes da capital do estado, que tem grande número de servidores públicos movimentando a economia.

Para a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Cleide Brandão, não havia a necessidade desse ponto facultativo. Segundo ela, um feriado de cinco dias, no início do mês, tende a desacelerar a economia e aumentar a inadimplência. “O pagamento acabou de sair as pessoas tendem a viajar e a gastar seus rendimentos fora de Palmas. Muitas delas inclusive vão deixar de quitar alguns débitos para priorizar a viajem com a família”, destacou a presidente do CDL.

Já o empresário Diego Passoni, proprietário de várias franquias na capital, destacou que para o comércio este feriado é um “complicador enorme”. “A tendência é que a cidade fique vazia, fazendo com que a população vá gastar o salário, que acabou de sair, fora de Palmas. Para o comércio isso representa uma forte desaceleração da economia”, explicou.

Passoni disse ainda que para o setor de alimentação o impacto será ainda maior. “Principalmente no horário de almoço, em que as pessoas tendem a buscar outros atrativos os restaurantes e lanchonetes devem sofrer uma forte queda nas vendas”, finalizou.

A equipe do Portal Stylo procurou o secretário da Indústria e Comércio, Ernani Siqueira para saber a sua posição sobre a questão. O secretário se encontrava em reunião no momento do fechamento da matéria, mas sua secretária garantiu um retorno. Assim que o portal tiver um posicionamento ele será repassado para os leitores.

O por que do feriado prolongado
O decreto do governador colocando sexta-feira, 9, como ponto facultativo se deve ao fato de quarta-feira, 7 de setembro, ser dia da Independência do Brasil, e, portanto feriado nacional; e, na quinta-feira, 8 de setembro, dia de Nossa Senhora da Natividade, padroeira do estado do Tocantins. (Do Portal Stylo)