A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO), por meio da Escola Superior de Polícia (Espol), realizará ao longo do mês de outubro o Integra PC 2024. A iniciativa oferece formação continuada, treinamentos e palestras direcionadas a policiais civis do Estado, com a expectativa de atender 150 profissionais.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O curso contará com duas turmas para delegados, agentes e escrivães da Polícia Civil, com início nesta terça-feira, 15, e término na sexta-feira, 18. Além disso, haverá uma turma dedicada aos integrantes da Polícia Científica, cujas aulas ocorrerão de 23 a 25 de outubro. Todas as aulas serão realizadas na sede da Espol, em Palmas.
O conteúdo programático para as turmas de delegados, agentes e escrivães inclui a análise da evolução e estrutura das facções criminosas no Tocantins, além de discussões sobre a dinâmica dessas facções no cenário criminal brasileiro. O curso também oferece conhecimentos teóricos sobre as ferramentas de inteligência ORCRIM, capacitando os agentes na operação e validação de dados no sistema.
As turmas destinadas à Polícia Científica, que englobam os peritos oficiais, papiloscopistas e agentes de necrotomia, focam na capacitação continuada, ética e moral no exercício das funções. O objetivo é preparar os policiais para a investigação criminal, garantindo conhecimento sobre ferramentas tecnológicas aplicáveis ao cotidiano policial.
O secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira, destaca que iniciativas como esta propõe aprimorar continuamente a atuação da Polícia Civil. "Hoje, observamos mudanças significativas na relação entre o policiamento e a sociedade, e o Integra PC busca promover um aperfeiçoamento técnico que possibilite o combate ao crime por meio de estratégias inteligentes e eficazes", pontuou.