Palmas
24º
Araguaína
23º
Gurupi
22º
Porto Nacional
22º
TOCANTINS

Governador decreta medidas emergenciais para combater incêndios florestais

06 setembro 2024 - 08h59

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, anunciou uma série de medidas para intensificar o combate aos incêndios florestais no estado durante um evento realizado no Palácio Araguaia, nesta quinta-feira, 5. A ação inclui a entrega de 25 novos veículos ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e a assinatura de decretos importantes.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Novos Veículos e Recursos Adicionais

No evento, Barbosa entregou 25 caminhonetes ao Naturatins, destinadas a aprimorar a capacidade de combate aos focos de incêndio. "Estamos intensificando nossas ações frente ao grave problema dos incêndios e da seca prolongada. Os decretos assinados hoje garantem recursos adicionais e a contratação de mais brigadistas para enfrentar a situação", afirmou o governador.

Decretos de Emergência e Contratação de Brigadistas

O governador também assinou dois decretos: o primeiro autoriza a contratação de 60 novos brigadistas e o segundo declara situação de emergência em diversos municípios do estado por 180 dias. Este decreto permite a mobilização de todos os órgãos estaduais e a intervenção em propriedades privadas para prevenir danos e prestar socorro.

Aumento dos Recursos no Combate às Queimadas

Recentemente, o Tocantins enfrentou um aumento significativo nas queimadas. Em agosto, foram registrados 8.849 focos de incêndio no estado, refletindo um crescimento de 121% na área queimada no Brasil. O presidente interino do Naturatins, coronel Edvan de Jesus, destacou a importância dos novos veículos para melhorar a resposta às queimadas.

Equipamentos para a Segurança Pública

Além dos veículos, Barbosa também entregou 481 computadores para a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO). Os equipamentos, adquiridos com recursos do Fundo de Segurança Pública do Estado do Tocantins (Fuspto), serão distribuídos para a Polícia Civil, Polícia Científica e outras unidades da SSP. O investimento totalizou R$ 1.836.458,00.

Reforço na Segurança Pública

O secretário de Segurança Pública, Wlademir Mota, ressaltou que a entrega dos computadores irá aumentar a eficiência das atividades da secretaria. "Esses equipamentos vão proporcionar agilidade e melhorar a qualidade do serviço prestado à população. A tecnologia é crucial para sustentar nossas investigações e atendimentos", concluiu Mota.

Com estas ações, o governo de Wanderlei Barbosa busca enfrentar de maneira eficaz os desafios impostos pelos incêndios e aprimorar a segurança pública no Tocantins.