O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, participou nesta quinta-feira, 31, no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em Palmas, do 1º Encontro Regional de Gestores Municipais Eleitos e Reeleitos. O evento, realizado pela Caixa Econômica Federal e a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, reuniu prefeitos tocantinenses eleitos e reeleitos no pleito de 2024. Na ação, os participantes contaram com palestras sobre temas como o Portal Federativo, transfere.gov, regras de transição e discussões sobre financiamento de projetos.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa reforçou a parceria do Estado com os municípios. "Vamos continuar trabalhando por todas as pessoas que acreditaram em vocês e os elegeram. Queremos seguir atuando, juntos, para que o governo federal e também o estadual estejam sempre alinhados com os prefeitos, para que consigamos fazer uma agenda convergente, em que os interesses finais sejam sempre levar cada vez mais qualidade de vida para os nossos municípios, melhorando a vida do nosso povo", destacou o chefe do Executivo.
O assessor técnico da Secretaria de Relações Institucionais, Rodrigo Fávero Clemente, enfatizou que a reunião teve como objetivo garantir, que desde o primeiro momento do mandato, os prefeitos já consigam estabelecer uma relação direta entre governo federal, estadual e prefeituras. "Queremos que os gestores consigam, já no primeiro dia, buscar complementaridades e sinergias na execução e implementação de políticas públicas em seus respectivos municípios. Colocamos à disposição a estrutura da Presidência da República, para o auxílio no planejamento e execução de programas, ações e iniciativas desses prefeitos e prefeitas", pontuou o assessor.
O presidente da Associação Tocantinense de Municípios, Diogo Borges, ressaltou que agora, com o fim do segundo turno eleitoral no Tocantins, o tão esperado começo do processo de transição já inicia em todas as cidades tocantinenses. "A Caixa Econômica pediu espaço e a parceria, tanto do Governo do Estado, quanto da Associação Tocantinense de Municípios, para firmarmos essa parceria com o governo federal, a fim de que possamos trazer informações necessárias, neste momento, para os novos gestores e também para atualizar os reeleitos. Nos colocamos à disposição dos prefeitos, para que a gente possa fazer tanto uma transição quanto um início de mandato bem eficaz", salientou.
Auxílio aos municípios
A superintendente da Caixa Econômica Federal no Tocantins, Delma Dias Santos, pontuou que, no encontro, os prefeitos presentes tiveram palestras e repasses de informações sobre todos os produtos e serviços que a Caixa oferece aos municípios, contribuindo para uma gestão mais eficiente. "Neste encontro, esclarecemos quais instrumentos estão disponíveis e como cada prefeito ou prefeita pode ter acesso a eles. Queremos que todos, desde os gestores mais experientes até os que estão começando, saiam daqui com mais conhecimento e inspiração para idealizar e planejar ações que realmente façam a diferença para a população. A Caixa está comprometida em ser parceira nesta jornada, oferecendo soluções alinhadas às necessidades dos prefeitos, dos municípios e, acima de tudo, das pessoas que vivem em cada um desses lugares", evidenciou a superintendente.