A convite do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), participa entre os dias 7 e 11 de outubro, de reuniões técnicas na Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) para colaborar com informações a respeito das experiências vividas no processo de retirada da vacinação contra a febre aftosa. O Tocantins realizou a última vacinação em novembro de 2022.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Da Adapec, participam da visita o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal, Márcio Rezende; e o gerente de Sanidade Animal, Sérgio Liocádio. “É uma troca de experiências e de conhecimento para auxiliar o Piauí, que vacinou pela última vez em abril deste ano, na gestão de processo”, destacou o diretor Márcio Rezende, ao acrescentar que estão discutindo sobre as estratégias que foram executadas no Tocantins, que vão desde o treinamento técnico e os investimentos em estrutura e de pessoal, que possibilitaram alcançar os resultados positivos atuais para a manutenção e a vigilância da sanidade animal.
Dados
O Tocantins é reconhecido nacionalmente como estado livre de febre aftosa sem vacinação. Para assegurar a vigilância do rebanho, são promovidas duas campanhas anuais de declaração de informações pecuárias, em maio e novembro. Neste ano, na primeira etapa foi registrado um índice de declaração em 95,3% das propriedades que criam bovídeos (bovinos e búfalos). Atualmente, o estado conta com 58.026 propriedades cadastradas na Adapec.
Os dados também demonstraram que houve um crescimento de 1,76% no número de bovídeos no estado, atingindo um rebanho de 11,5 milhões desses animais, perfazendo 200 mil animais a mais que o registrado em 2023, consolidando um crescimento consecutivo do rebanho nos últimos seis anos.
*Secom Tocantins