O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju), realiza durante o mês de novembro o projeto Conecta Jovem. A ação itinerante cria espaços para fomentar e desenvolver as políticas públicas de juventude nas instituições de ensino da rede estadual. A abertura da 2ª edição foi realizada nesta segunda-feira, 4, no Colégio Estadual Criança Esperança, em Palmas.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O gerente de Mobilização e Articulação Juvenil da Seju, Fernando Mota, destaca que o objetivo do Governo do Tocantins é criar espaços que possibilitem o desenvolvimento dos estudantes e suas representações. “Esse projeto leva para os jovens das escolas do estado, informações sobre as políticas públicas. É importante que esse público conheça os seus direitos e deveres. Com uma linguagem jovem, vamos percorrer o Tocantins dialogando com a nossa juventude e criando possibilidades para esse público”, enfatiza.
Durante a ação itinerante foram trabalhados os direitos da juventude, informações gerais sobre os programas Jovem Trabalhador e o ID Jovem, além de uma oficina teórica e prática de edição e captação de imagens e vídeos para as redes sociais.
“A equipe do projeto Conecta Jovem mostrou os direitos da juventude e trouxe um workshop de gravação e edição de vídeos para incentivar os jovens a divulgarem suas ideias. Gostei muito das palestras e aprendi muito”, ressalta a estudante Júlia Medeiros, estudante do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Criança Esperança, em Palmas.
A programação segue nesta terça-feira, 5, no Colégio Militar Duque de Caxias, no distrito de Taquaruçu, em Palmas.
Conecta Jovem
O Estatuto da Juventude prevê e garante a promoção social e política da juventude por meio de suas representações. Criar e ocupar espaços que oportunizem múltiplas atividades pode abrir possibilidades, que são importantes para o desenvolvimento das juventudes do estado. Nesse sentido, o Governo do Tocantins, desenvolve a 2ª edição do projeto Conecta Jovem.
Considera-se que a política de juventude é intersetorial, ou seja, está presente em todos os órgãos e áreas dos setores públicos, e de alguma forma atua direta ou indiretamente com a vida do cidadão jovem. Desta forma, o objetivo do projeto é disseminar informações acerca de ações voltadas à juventude e o direito dos jovens.