O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), realiza nesta quinta, 24, e sexta-feira, 25, orientações técnicas sobre o preenchimento do Censo Suas 2024. Os encontros ocorrem no Bloco J da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas, das 8 às 12h e das 14 às 18h.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
As orientações são voltadas para gestores, equipe da gestão, conselheiros de assistência social, gestor do Fundo Municipal de Assistência Social, coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), coordenadores dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e coordenadores do Cadastro Único.
A secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Cleizenir Divina dos Santos, ao participar da abertura do evento, enfatizou a importância das orientações voltadas aos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas). “O Governo do Tocantins entende a importância de apoiar e orientar as equipes dos municípios, de modo a aperfeiçoar a gestão do Suas e a qualidade dos serviços socioassistenciais prestados à população. Por isso, os técnicos da Setas se dedicam nesse momento a sanar as dúvidas e orientar o correto preenchimento dos formulários do Censo”, destacou a secretária.
A diretora do Suas no Tocantins, Luzia América Gama de Lima, ressaltou que as implicações do não preenchimento dos formulários, dentro do prazo, podem gerar sanções administrativas, inclusive levar ao bloqueio de recursos.
As orientações para o preenchimento do Censo Suas ocorrem por regionais. No primeiro dia, serão atendidas as regionais Norte I, Norte II e Norte III; e no segundo dia, as regionais Sudoeste, Sudeste, Centro-Oeste e Centro-Leste.
A técnica da Gestão do Suas, Maria Amélia Brito, explicou que as orientações são para todos os 139 municípios tocantinenses e devem atender entre 450 e 500 trabalhadores.
Censo Suas 2024
Os questionários do Censo Suas têm o objetivo de coletar informações sobre os padrões dos serviços, benefícios, programas e projetos de assistência social realizados nas unidades públicas de assistência social e das entidades e organizações constantes do cadastro da assistência social, bem como sobre a atuação dos Conselhos de Assistência Social.
O secretário de Assistência Social de Bom Jesus do Tocantins, Josailton Silva Andrade, pontuou que esse é o segundo ano que atua no preenchimento do Censo Suas e que a sua equipe já está bem preparada para o preenchimento. “Acredito que não teremos problemas, mas as orientações são muito importantes devido às mudanças que ocorrem nos formulários a cada ano”, salientou.
A secretária adjunta de Araguacema, Lidiane Ferreira de Oliveira, contou que já atua no preenchimento dos formulários há quatro anos. “Nossa equipe está bem alinhada e já começamos a colher as informações para o preenchimento dos formulários. Acredito que não teremos dificuldades apesar das alterações nos formulários, porque a equipe da Setas está sempre nos dando suporte e orientando”, concluiu.