Palmas
28º
Araguaína
37º
Gurupi
26º
Porto Nacional
32º
PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO

Governo do Tocantins realiza abertura da campanha Outubro Rosa com ações de conscientização

09 outubro 2024 - 09h44

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher), realizou na manhã desta terça-feira, 8, a abertura oficial da campanha Outubro Rosa, em Palmas. O evento teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero. A campanha, que tem alcance internacional, destaca a importância da mamografia, do autoexame e de outras medidas preventivas, fundamentais para o diagnóstico precoce e que aumentam as chances de sucesso no tratamento.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

A secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, destacou a importância da programação. “O Outubro Rosa visa conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero. Ações como essas despertam nas mulheres o respeito e amor por si mesmas, incentivando-as a observar o próprio corpo não apenas em outubro, mas sempre que necessário, a fim de cuidar do nosso grande patrimônio: a saúde”, relatou.

Abertura

O evento teve início com uma apresentação cultural do coral As Rosas, formado por integrantes da Liga Feminina de Palmas. A médica oncologista e coordenadora do curso de medicina da Afya, a professora dra. Areta Agostinho, ministrou uma palestra sobre A Importância da Mulher Conhecer seu Corpo, ressaltando a necessidade de atenção aos sinais do corpo e à realização de exames preventivos.

“Após uma longa batalha de oito anos contra o câncer de mama, eu percebi que tinha que encarar a realidade. Demorei para aceitar a doença e buscar ajuda. Esperei quatro meses para fazer o exame por medo do diagnóstico”, contou Irani Medeiros, de Porto Nacional, sobre sua luta pessoal contra o câncer. E completou: "Quando finalmente levei o resultado ao médico, comecei um tratamento urgente, que incluiu quatro sessões de quimioterapia e 32 de radioterapia. Hoje, me sinto forte e vitoriosa. Se eu tivesse procurado ajuda mais cedo, teria sido melhor. Quero incentivar outras mulheres a se cuidarem e a serem ágeis no acompanhamento médico”.

A atividade, realizada na Afya, contou com a colaboração de instituições como a Liga Feminina, Bio Vida e o Sesc Saúde da Mulher, além de oferecer exames gratuitos e palestras educativas.

Parceria no combate ao câncer

A Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer do Tocantins, uma instituição sem fins lucrativos, tem sido uma grande parceira da SecMulher, participando de ações conjuntas. Segundo a presidente da instituição, Luzia América Gama de Lima, a instituição realiza um trabalho de assistência e prevenção por meio dos serviços voluntários de mulheres. Atualmente, acompanha 305 pacientes em tratamento oncológico em situação de vulnerabilidade social e econômica, além de atender crianças e homens com diferentes tipos de câncer. "Nossa missão é propagar o amor e o cuidado com as pessoas, e estamos à disposição para receber profissionais e voluntários que queiram nos ajudar, para que possamos ajudar ainda mais o próximo", reforçou Luzia.

Dados 

Levantamento do Instituto Nacional do Câncer (INCA) indica que o câncer de mama é o tipo mais frequente entre as mulheres, após o câncer de pele. Estima-se que, em 2024, mais de 73 mil novos casos ocorrerão no Brasil, com uma taxa de mais de 66 casos a cada 100 mil mulheres. O câncer de colo do útero é o terceiro mais comum, com uma estimativa de mais de 15 casos a cada 100 mil mulheres, caso não haja prevenção adequada.

*Secom Tocantins