Palmas
26º
Araguaína
29º
Gurupi
23º
Porto Nacional
25º
PREVISÃO DO TEMPO

Meteorologia aponta alerta laranja no Tocantins com chuvas e ventos

06 novembro 2024 - 12h05Por Da Redação

O mês de novembro iniciou com intensas chuvas em várias partes do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno é causado por uma combinação de fatores atmosféricos, como ventos em diferentes camadas e uma área de baixa pressão que aumenta a umidade no Brasil Central.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

ALERTA DE CHUVAS E VENTOS FORTES 

Nesta quarta-feira (6), o Inmet emitiu dois alertas de chuvas intensas, abrangendo 3.571 municípios. Entre esses, 860 cidades estão em alerta laranja, o que indica risco elevado de fortes precipitações e ventos de até 100 km/h.

Este alerta cobre estados como Pará, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e o Distrito Federal, válido até as 10h desta quarta.

Outro alerta, de menor intensidade (amarelo), atinge 2.711 municípios, com previsão de chuvas entre 20 e 30 mm/h e ventos de até 60 km/h. Esse alerta amarelo permanece até quinta-feira (7), demandando atenção para as condições climáticas em grande parte do país.

NOVA FRENTE FRIA

A previsão indica que as chuvas tendem a se intensificar com a chegada de uma frente fria ao Sul do Brasil. De acordo com o Climatempo, esse sistema deve avançar para as regiões Sudeste e Centro-Oeste, aumentando as precipitações nessas áreas.

Estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, já impactados por altos volumes de chuva, devem continuar sob influência desse sistema até pelo menos domingo (10), exigindo atenção redobrada em áreas vulneráveis aos efeitos das chuvas.