Palmas
38º
Araguaína
41º
Gurupi
39º
Porto Nacional
40º
AVALIAÇÃO

Metrologia verifica mais de 600 Veículos Tanque Rodoviário no Tocantins

05 junho 2024 - 12h40

No Tocantins, está cada vez mais crescente a procura pelo serviço de Verificação de Veículo Tanque Rodoviário (VTR), atendendo a uma demanda crescente dos proprietários de transportes de cargas perigosas.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

Só este ano, a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), que é o órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realizou a verificação em 637 veículos (VTR).

A ação atende portaria do Inmetro em vigor em que os veículos tanque devem passar por verificação volumétrica e atender a legislação vigente a cada dois anos para ter a certificação, documento comprobatório que deve ser apresentado às distribuidoras.

 O caminhão-tanque, além de ser utilizado para o transporte de líquidos, é o método de medição oficialmente regulamentado pelo Inmetro para o transporte de combustível no Brasil. Por isso, esses veículos precisam, obrigatoriamente, passar pela verificação da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade Inmetro (RBMLQ - I), presente em todos os estados.

Até novembro de 2022, no Tocantins, os proprietários de veículos tanques com carga perigosa iniciavam o processo de forma local, mas precisavam se deslocar para Anápolis (GO) – o posto de verificação mais perto, para ter a documentação em dia para atuação profissional.

De acordo com o presidente da Agência de Metrologia, Jerônimo Júnior, o serviço prestado pelo órgão beneficia as empresas que atuam com transporte de cargas perigosas, favorecendo o atendimento pelos empresários dos requisitos da legislação vigente de forma mais econômica e rápida, sem a necessidade de deslocamento para outros estados. "Além da agilidade, a verificação no Tocantins reforça o compromisso da Agência de Metrologia em estar mais perto da sociedade, atendendo às demandas locais”, pontua o gestor da pasta.