O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, e o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, visitaram neste domingo (6) a Aldeia São João, na Ilha do Bananal.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A visita antecedeu a abertura da 1ª Semana Nacional de Saúde, que começa nesta segunda-feira (7), no município de Formoso do Araguaia.
A iniciativa, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem como foco principal a saúde das mulheres indígenas da Ilha do Bananal.
A programação vai até sexta-feira (11) e conta com a parceria do Governo do Tocantins e apoio de equipes federais, estaduais e municipais.
COMPROMISSO COM OS POVOS ORIGINÁRIOS
Durante a visita, o governador destacou os esforços da gestão na inclusão dos povos indígenas em políticas públicas.
“Criamos a Secretaria dos Povos Originários e estabelecemos cotas de 5% para indígenas em concursos. Já aplicamos isso na seleção da Educação”, lembrou Wanderlei Barbosa.
ATENDIMENTO A MAIS DE 1.900 INDÍGENAS
O Polo-Base Indígena de Formoso do Araguaia atende 1.937 indígenas aldeados, distribuídos em 24 aldeias nos municípios de Sandolândia, Lagoa da Confusão, Pium e Formoso.
As etnias atendidas incluem os povos Javaé, Karajá, Kanela do Tocantins, Avá-Canoeiro, Krahô-Takaywrá e Krahô-Kanela.
EXAMES, CONSULTAS E AÇÕES DE CIDADANIA
A programação prevê atendimentos ginecológicos, exames preventivos de câncer do colo do útero, rastreamento de câncer de mama, consultas oftalmológicas, pediátricas e obstétricas.
Também serão feitas emissões de documentos, como RG Nacional, CPF e registro civil de nascimento.
ESTRUTURA PERMANENTE NA ALDEIA
O ministro Dias Toffoli agradeceu o apoio das esferas de governo e afirmou que equipamentos de saúde permanecerão na comunidade, garantindo atendimento contínuo.
“Essa ação busca cumprir a Constituição com saúde digna para todos os povos brasileiros”, ressaltou.
LIDERANÇAS INDÍGENAS
O cacique Darci Javaé comemorou a presença das autoridades. “É importante que vejam nossas necessidades de perto”, disse.
Já Simone Hatxu Javaé reforçou a relevância da iniciativa: “É uma grande oportunidade para cuidarmos da nossa saúde.”