A Polícia Militar (PMTO) deu início nessa terça-feira, 15, ao Workshop Estadual de Comunicação da PMTO, reunindo assessores de imprensa da instituição que atuam nas Unidades de Polícia Militar (UPMs) do Tocantins. A abertura ocorreu pela manhã, no auditório da Assembleia Legislativa (Aleto), em Palmas, com uma palestra ministrada pelo tenente-coronel Flávio Jackson Ferreira Santiago, oficial da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
“É um momento único e de fundamental importância para a nossa instituição quando promovemos um evento como este, demonstrando os avanços e a preocupação que a Polícia Militar tem tido com seu público interno”, afirmou o chefe do Estado-Maior da PM, coronel PM Cláudio Thomaz Coelho de Souza.
O evento, promovido pela Assessoria de Comunicação da PM (Ascom), visa capacitar os assessores das UPMs, conhecidos como P/5, sigla que faz referência à 5ª Seção do Estado Maior Geral da PM.
Para o tenente-coronel PM Leonardo Teixeira, chefe da Assessoria de Comunicação da PMTO, o alinhamento de ações dos assessores das unidades com a Ascom Geral é de fundamental importância para o bom desempenho dos trabalhos desenvolvidos pela seção, que atende tanto os públicos internos quanto externos da corporação. “O Workshop é uma oportunidade ímpar da Polícia Militar aperfeiçoar o seu trabalho em todas as unidades operacionais do estado, comunicando-se de forma assertiva a fim de promover mais segurança e tranquilidade pública”, pontuou o tenente-coronel.
Sobre o palestrante
O tenente-coronel Santiago é chefe da Central de Jornalismo da PMMG e autor dos livros: A sombra por trás da onda, Comunidades blindadas, 50 Lições que podem mudar sua vida e O dia em que a rosa se livrou dos espinhos.
Em sua apresentação, ele abordou temas relevantes para o trabalho da assessoria de comunicação, como marketing e a aplicação eficaz de storytelling nos materiais da instituição.
“Fiquei muito feliz com o convite e pela oportunidade de compartilhar um pouco do conhecimento adquirido nesses nove anos atuando na comunicação de uma instituição tão importante quanto a Polícia Militar. Acredito que as dificuldades e desafios sejam semelhantes em todo o Brasil”, destacou o tenente-coronel Santiago.
Programação
A solenidade de abertura contou com a presença do subchefe do Estado-Maior da PM, coronel Marizon Mendes Marques, do vice-presidente da Fundação Pró-Tocantins, coronel BM Cléber José Borges Sobrinho e de outras autoridades que prestigiaram o evento.
Nesta quarta-feira, 16, os mais de 80 participantes inscritos, entre policiais militares e servidores civis, participam da capacitação. A programação também inclui uma palestra da jornalista e presidente do Sindicato dos Jornalistas do Tocantins (Sindjor), Alessandra Bacelar.
O Workshop segue até quinta-feira, 17, com uma programação composta de palestras e oficinas, reforçando a importância da atualização profissional para aqueles que desempenham essa função nas UPMs.