Palmas
24º
Araguaína
24º
Gurupi
23º
Porto Nacional
22º
TOCANTINS

Por unanimidade dos deputados presentes, Amélio Cayres é reeleito presidente da Aleto

30 novembro 2024 - 08h33

Após anulação da eleição da Mesa Diretora do Biênio 2025/2026 e aprovação de novas regras devido ao entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), o deputado estadual e atual presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Amélio Cayres, foi reeleito como chefe do Legislativo por unanimidade dos parlamentares presentes em Sessão Extraordinária na noite desta sexta-feira, 29.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

O parlamentar teve em seu favor os 23 votos válidos da eleição, com chapa única composta por Amélio Cayres (presidente); Léo Barbosa (1º vice-presidente); Cleiton Cardoso (2º vice-presidente); Vilmar de Oliveira (1º secretário); Janad Valcari (2ª secretária); Luciano Oliveira (3ª secretário); Marcus Marcelo (4º secretário).

“Agradeço a cada um pela confiança depositada e sei que isso só aumenta ainda mais a responsabilidade, pois queremos continuar prestando serviço a essa Casa, com clareza e honestidade. A divergência opiniões também é bem-vinda para que possamos convergir e fazer o melhor para o povo, pois continuaremos de portas abertas, mantendo o bom diálogo com a sociedade, com os colegas parlamentares e com os demais Poderes [Executivo e Judiciário]”, frisou. 

O presidente reeleito também apontou avanços feitos em sua gestão nestes quase dois anos e os próximos passos. “Muito em breve estaremos juntos com todos os deputados, no ano que vem, descerrando a placa de inauguração da ampliação da Assembleia, que já está em construção. Também vamos continuar trabalhando para ter não só os cinco mil alunos que já foram inscritos na Escola do Legislativo, mas muito mais do que isso, ampliando o acesso e dando oportunidade para as pessoas de todo o Tocantins”, destacou.

“Além disso, estamos na fase final do concurso, esperado há mais de 15 anos, e teremos novos servidores concursados para compor o quadro de efetivos da Casa. Vamos continuar cuidando de todos, honrando com todos os direitos adquiridos e dando mais ferramentas para desenvolverem o melhor trabalho, além de continuar ouvindo nossa comunidade e votando leis que possam mudar a vida do povo para melhor”, complementou Amélio Cayres. 

“Por fim, quero dizer que nesta Casa, nós criamos e votamos leis, portanto, jamais deixaremos de cumprir as determinações da Justiça, tantas quantas vezes for necessário, mas sempre de forma respeitosa e também honrando com as decisões feitas por este Plenário”, finalizou. 

Em seu discurso, o chefe do Legislativo também pontuou a boa relação institucional com todos os Poderes, a expansão da TV Assembleia de oito para 12 municípios, além da criação de frentes parlamentares, atendendo a pedidos dos parlamentares, para discussão de temas que impactam a sociedade, como agronegócio e agroindústria. 

Participaram da Sessão 23 parlamentares, com exceção do deputado Júnior Geo. Também marcaram presença lideranças políticas, autoridades institucionais, bem como a esposa do presidente, Geneci Almeida, e demais familiares dos parlamentares.