Um atendimento personalizado, com qualidade, segurança e humanização à população, é oferecido também pelo novo canal de atendimento virtual, do Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis), do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR). O serviço acolhe de forma sigilosa e é destinado para todas as pessoas, independentemente de sexo e idade.
SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram
Agora, a população pode acionar o Savis via WhatsApp, pelo telefone (63) 3218-7786. Pelo canal, é possível realizar agendamentos, esclarecer dúvidas e receber orientações e encaminhamentos. “Esse contato já usamos como canal de atendimento, mas entendemos que muitas vítimas não têm condições de fazer essa ligação e acaba sendo mais fácil o acesso à internet e envio dessas mensagens. O nosso intuito é oferecer mais acesso aos nossos serviços e garantir atendimento a essas vítimas que já estão fragilizadas”, destaca a enfermeira, sexóloga e supervisora do Savis/HMDR, Sâmia Ponciano.
No Savis, é realizada a atenção integral, de forma humanizada e segura, evitando a revitimização de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde e do serviço. O atendimento é multiprofissional, composto por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos e técnicos de enfermagem. O sigilo profissional é garantido e existe o apoio com a equipe na parte ambulatorial de até seis meses. No local, são feitos exames, medicações, apoio psicológico, social, imunização e em casos de gravidez decorrente de estupro, é realizado o Aborto Previsto em Lei/APL, até a vigésima semana.
Dados
Segundo os dados do Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis) do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), em 2023, foram atendidos 346 novos casos. Referência no Tocantins, o serviço funciona desde 2012, é aberto todos os dias, 24 horas, sem necessidade de encaminhamento.