Palmas
37º
Araguaína
40º
Gurupi
38º
Porto Nacional
39º
EM BRASÍLIA

SSP participa de evento que reúne representantes da Rede Nacional de Combate ao Crime Organizado

04 setembro 2024 - 08h42

Nesta semana, em Brasília (DF), o delegado titular da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), Afonso Lyra, está participando do 1º Encontro Técnico da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim). A Renorcrim reúne delegados titulares das unidades especializadas no combate a organizações criminosas dos 26 estados e do Distrito Federal.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

O encontro é promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), e visa fortalecer o combate ao crime organizado, com um foco especial em ações de integração entre as instituições e na descapitalização das organizações criminosas. O evento segue até o próximo dia 4, com a participação de delegados de polícia, promotores e procuradores dos Ministérios Públicos Estaduais e Federal.

O delegado Afonso Lyra ressalta que o 1º Encontro Técnico da Renorcrim é fundamental para o alinhamento das ações entre o Ministério da Justiça e as diversas unidades especializadas no enfrentamento às organizações criminosas. “A integração das estratégias e o compartilhamento de experiências entre os participantes são cruciais para fortalecer nossa abordagem conjunta e garantir uma resposta mais eficaz contra as organizações criminosas em todo o país. Este evento reforça nosso compromisso com a segurança pública e a eficácia das operações contra o crime organizado.”

Além do delegado, participam do evento, promotores de justiça representantes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Tocantins. 

Renorcrim

A Renorcrim é composta por todos os Delegados(as) de Polícia Civil titulares de unidades especializadas no enfrentamento das organizações criminosas nas 27 Unidades Federativas. O objetivo é fortalecer o combate às organizações criminosas por meio da promoção da integração institucional e do compartilhamento de conhecimento entre as unidades especializadas.