Palmas
22º
Araguaína
21º
Gurupi
21º
Porto Nacional
21º
REDE ORTO
EM BRASÍLIA

SSP participa de evento que reúne representantes da Rede Nacional de Combate ao Crime Organizado

04 setembro 2024 - 08h42

Nesta semana, em Brasília (DF), o delegado titular da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), Afonso Lyra, está participando do 1º Encontro Técnico da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim). A Renorcrim reúne delegados titulares das unidades especializadas no combate a organizações criminosas dos 26 estados e do Distrito Federal.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

O encontro é promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), e visa fortalecer o combate ao crime organizado, com um foco especial em ações de integração entre as instituições e na descapitalização das organizações criminosas. O evento segue até o próximo dia 4, com a participação de delegados de polícia, promotores e procuradores dos Ministérios Públicos Estaduais e Federal.

O delegado Afonso Lyra ressalta que o 1º Encontro Técnico da Renorcrim é fundamental para o alinhamento das ações entre o Ministério da Justiça e as diversas unidades especializadas no enfrentamento às organizações criminosas. “A integração das estratégias e o compartilhamento de experiências entre os participantes são cruciais para fortalecer nossa abordagem conjunta e garantir uma resposta mais eficaz contra as organizações criminosas em todo o país. Este evento reforça nosso compromisso com a segurança pública e a eficácia das operações contra o crime organizado.”

Além do delegado, participam do evento, promotores de justiça representantes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Tocantins. 

Renorcrim

A Renorcrim é composta por todos os Delegados(as) de Polícia Civil titulares de unidades especializadas no enfrentamento das organizações criminosas nas 27 Unidades Federativas. O objetivo é fortalecer o combate às organizações criminosas por meio da promoção da integração institucional e do compartilhamento de conhecimento entre as unidades especializadas.