Araguaína
24º
Gurupi
25º
Porto Nacional
24º
Palmas
25º
ESTADO SOB ALERTA

Tocantins registra mais de 100 mil descargas elétricas em um dia durante temporal

11 dezembro 2024 - 12h01

Os fortes temporais que afetaram o Tocantins nesta terça-feira (10) trouxeram chuvas intensas e muitos raios. A Energisa, responsável pela distribuição de energia no estado, registrou mais de 100 mil descargas elétricas em diversas regiões.

ALAGAMENTOS E TRANSTORNOS 

Em Gurupi, no sul do estado, moradores registraram momentos de grande apreensão com a força da enxurrada. Um motociclista quase foi arrastado pelas águas, enquanto um córrego transbordou e causou alagamentos na avenida Beira Rio e em outros pontos da cidade. Viadutos na BR-153 também foram afetados, com vários locais apresentando alagamentos.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Viaduto alagado em Gurupi, na BR-153  Foto: Reprodução

Viaduto alagado em Gurupi, na BR-153 — Foto: Reprodução

CHUVA FORTE EM PALMAS E PORTO 

Na região central do estado, em Porto Nacional, as casas foram invadidas pelas águas da chuva, que começou por volta das 12h e se estendeu durante toda a tarde. Na capital Palmas, a Avenida Teotônio Segurado ficou completamente alagada em alguns pontos, dificultando o tráfego de veículos. Um vídeo mostrou motoristas retirando a água de dentro de seus carros com vasilhas.

Rua alagada em Porto Nacional  Foto: Reprodução

Rua alagada em Porto Nacional — Foto: Reprodução

RISCOS DE MAIS TEMPESTADES

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para todo o estado, indicando chuvas fortes e risco de quedas de árvores, além de mais raios. Até as 14h, mais de 51 mil raios haviam atingido o Tocantins, e até as 18h, esse número subiu para 102.582.

Elizabete Alves, meteorologista do Inmet, destacou que as condições climáticas seguem favoráveis para mais tempestades durante a semana. A expectativa é que a região centro-sul do estado seja mais afetada na sexta-feira e no sábado, embora outros locais também possam enfrentar chuvas fortes devido à umidade, calor e ventos em altos níveis.

Imagem de satélite que mostra o estado até a tarde desta terça-feira (10)  Foto: Divulgação/Energisa

Imagem de satélite que mostra o estado até a tarde desta terça-feira (10) — Foto: Divulgação/Energisa