O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta laranja de perigo ativo e emitiu dois novos alertas, vermelho e amarelo, para diversas regiões do Brasil. Os três alertas também são válidos para o Tocantins. Os dados do instituto apontam que no mais severo, a umidade pode ficar abaixo dos 12% e os três alertas são validos no Tocantins.
Tipos de Alerta e Seus Efeitos
- Alerta Vermelho: Umidade abaixo de 12%.
- Alerta Laranja: Umidade entre 20% e 12%.
- Alerta Amarelo: Umidade entre 30% e 20%.
Estados Afetados
- Alerta Vermelho: Tocantins, Bahia, Piauí, Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo.
- Alerta Laranja: Tocantins, Rondônia, Pará, Bahia, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo.
- Alerta Amarelo: Amazonas, Tocantins, Rondônia, Pará, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Previsão do Tempo
- Palmas: Quinta-feira (5) com temperatura máxima de 39°C, mínima de 22°C, e umidade chegando a 15%. Sexta-feira (6) com mínima de 23°C e máxima de 39°C.
- Araguaína: Quinta-feira (5) pode atingir 38°C com umidade de até 20%. Sexta-feira (6) variará entre 21°C e 37°C.
- Gurupi: Quinta-feira (5) com temperatura máxima de 39°C, mínima de 19°C, e névoa seca. Sexta-feira (6) máxima de 39°C e umidade reduzida a 10%.
Recomendações do Inmet
O Inmet recomenda aumentar a ingestão de líquidos e evitar atividades físicas durante o alerta vermelho. Também é aconselhável evitar exposição ao sol nas horas mais quentes, usar hidratantes e umidificadores de ar e reduzir o consumo de bebidas diuréticas como café e álcool.