Palmas
29º
Araguaína
38º
Gurupi
30º
Porto Nacional
31º
IMUNIZAÇÃO

Vacina de gotinha contra poliomielite deixará de existir no Tocantins; entenda a mudança

05 novembro 2024 - 08h48

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) ajustou o calendário de vacinação contra a poliomielite, após o Ministério da Saúde substituir a vacina oral bivalente (VOPb), popularmente conhecida como "gotinha", pela vacina inativada poliomielite (VIP), que é injetável. Com isso, o Tocantins adere às diretrizes nacionais para evitar a reintrodução do poliovírus e manter o Estado livre da doença, que hoje apresenta uma cobertura vacinal de 91,46%.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

NOVO CALENDÁRIO PARA CRIANÇAS

A partir de 4 de novembro, o esquema vacinal contra a poliomielite para crianças menores de cinco anos inclui exclusivamente doses da VIP. Elas serão aplicadas aos 2, 4 e 6 meses, com reforço aos 15 meses, eliminando a necessidade da dose extra aos quatro anos, antes feita com a VOPb.

ORIENTAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL 

Essa mudança segue orientações da Câmara Técnica Assessora em Imunizações e organizações internacionais de saúde, como a OPAS e a OMS. A VIP oferece uma imunidade de 99% a 100% após as três primeiras doses, garantindo maior eficácia e proteção.

LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO

A distribuição da VIP continuará com a mesma logística usada para abastecer os 139 municípios do Tocantins mensalmente. As doses remanescentes da VOPb serão recolhidas por meio de uma logística reversa organizada entre o Estado e os municípios.

Diandra Sena, gerente de Imunização da SES-TO, explicou: “A vacina VIP já faz parte do calendário infantil há décadas, mas agora o reforço, que antes era feito com a vacina oral, será totalmente substituído pela VIP injetável, eliminando também o reforço oral aos quatro anos.

HISTÓRICO DA DOENÇA NO BRASIL 

O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, e o país mantém o status de área livre da doença desde 1994, juntamente com os outros países das Américas.

COBERTURA VACINAL NO TOCANTINS

O Tocantins segue o Programa Nacional de Imunizações (PNI), oferecendo 19 vacinas gratuitas para proteger contra 20 doenças. As vacinas estão disponíveis em mais de 300 salas de imunização no Estado, abrangendo todas as idades. Além disso, outras 10 vacinas são destinadas a grupos específicos, como pessoas com HIV.