Neoplasia, também conhecida como câncer de mama, é uma doença que afeta cadelas e gatas. Esta doença provoca o crescimento descontrolado das células do tecido mamário, originando tumores. É mais comum em animais não castrados. Os tumores em questão podem variar em tamanho e consistência. Em algumas ocasiões, apenas um nódulo é encontrado; em outras, são mais de um.
Diante desse risco, muitas dúvidas surgem para tutores de pets e nesse artigo preparamos as perguntas mais comuns respondidas pelo médico veterinário da VILLA PET em Araguaína, Dr. Sérgio Viníciu Silva Oliveira sobre mitos e verdades relacionadas ao câncer de mama em pets
1 - O câncer de mama é uma das neoplasias mais comuns em cadelas e gatas também?
VERDADE! O tumor de glândulas mamárias é um dos tipos mais comuns de câncer entre cadelas e o terceiro mais comum entre gatas.
Vale destacar que cerca de 80 a 93% dos tumores mamários em gatas são malignos e metástases por meio da linfa é bem frequente. Nas cadelas, aproximadamente a metade dos tumores mamários possuem características de câncer.
2 - Se eu castrar minha cadela antes do primeiro cio, ela tem menor chance de ter câncer de mama?
VERDADE! É cientificamente comprovado que a castração antes do primeiro ciclo estral da cadela reduz seu risco de desenvolver neoplasia mamária para apenas 0,5% - isso significa menos de 1%.
Por outro lado, esterilizar uma cadela após o primeiro ciclo estral aumenta o risco para 8%, e após o segundo para 26%. Para manter o risco de desenvolver câncer de mama baixo (apenas 0,5%), a castração precisa ser feita antes do primeiro cio.
3 - Se eu usar medicamento para impedir o cio na minha gatinha isso pode favorecer o aparecimento do câncer?
VERDADE! É comprovado que o estímulo hormonal tem influência na ocorrência de tumores de mama. A utilização de medicamentos anticoncepcionais pode triplicar a possibilidade de desenvolver esse tipo de câncer.
4 - Animais machos não podem ter câncer de mama?
MITO! Embora seja menos comum, pets machos também podem ser acometidos pela doença.
5 - Tumores de mama não acontecem em animais sem raça definida e nem em animais jovens?
- MITO! Todas as raças são suscetíveis a desenvolver tumores mamários. Quanto mais velho o animal, maior o risco de aparecimento desses tumores. Embora seja mais comum em animais mais idosos (acima de 09, 10 anos), também pode ocorrer em cães mais jovens.
6 - A obesidade é um fator de risco para câncer de mama em pets?
VERDADE! A obesidade por si só também é uma doença séria e ela pode contribuir no surgimento de tumores na região das mamas das cadelas.
7 - A cirurgia é a primeira linha de tratamento para todos os tumores mamários?
MITO! O tratamento mais indicado para tumores depende do tipo do tumor, e nem sempre é a cirurgia. Por isso, é importante buscar um médico veterinário para realizar a consulta e diagnosticar o melhor tratamento para cada caso.
Oferecimento: