Na manhã desta quinta-feira (07), moradores do município de Aragominas no Norte do Estado, bloquearam por cerca de uma hora a TO-222, principal via de acesso à cidade.
A mobilização serviu como forma de protesto por conta da falta de abastecimento de água que persiste há mais de 30 dias e vem causando transtornos à população. "A água chega de madrugada e vai embora logo de manhã, isso é um absurdo!", reclamou uma moradora.
Fila de carros se formou por conta do bloqueio. (Divulgação)
De acordo com denúncias encaminhadas ao Portal O Norte, os moradores já procuraram a prefeitura para buscar uma solução para o problema, pedindo inclusive que a prefeita Eliete Alves (PP), cancele o contrato com a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), responsável pelo fornecimento em Aragominas, mas não obtiveram nenhuma reposta positiva. "A única coisa que fizeram foi trazer um caminhão que deveria resolver a situação mas tudo continua na mesma", disse um dos denunciantes destacando que o veículo está apenas estacionado na cidade há cerca de 15 dias.
Por causa da falta de água, moradores dizem que estão passando por vários transtornos. A exemplo disso, escolas municipais estariam dispensando os alunos e estaduais estariam liberando os estudantes das aulas mais cedo.
O que diz a ATS
O Portal O Norte procurou a ATS para esclarecimentos sobre a situação. Em nota a agência informou que realizou serviços de manutenção nos Poços Tubulares Profundos (PTP's) e melhorias no sistema de bombeamento de Aragominas: "Um novo PTP está sendo ativado nesta quinta-feira, 7, a fim de aumentar a produção e assim solucionar os problemas de abastecimento na parte alta da cidade", disse.