O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus em Gurupi informou que até as 11 horas desta terça-feira, 5 de maio de 2020, foram confirmados mais 05 novos casos de Covid-19 em Gurupi após resultado positivo informado pelo Laboratório Central do Estado - LACEN. Com isso Gurupi chega a 17 casos confirmados da doença, sendo que um destes já está curado. Isso significa que a cidade registrou um aumento de 41,7% no número de casos confirmados em 24 horas.
Os novos casos confirmados da doença são 03 homens, de 16, 32 e 75 anos de idade; e 02 mulheres, de 40 e 66.
O homem de 75 anos tem histórico de viagem recente à Anápolis-GO; o homem de 32 anos teve contato com caso positivo de Gurupi; os demais casos, de 66 e 40 anos e um jovem de 16 anos são da mesma família e tiveram contato com caso positivo de Gurupi (caminhoneiro). Dessas pessoas apenas a mulher de 66 anos está internada no Hospital Regional de Gurupi (HRG), os demais estão cumprindo isolamento domiciliar e apresentam quadro leve da doença.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) realizou um teste SWAB em um homem de 68 anos. O paciente está em isolamento domiciliar enquanto aguarda o resultado do exame pelo LACEN.
O Centro de Triagem realizou 02 testes SWAB em dois homens, de 35 e 58 anos de idade. Os pacientes estão em isolamento domiciliar enquanto aguardam o resultado pelo LACEN. O centro também realizou 17 testes rápidos, todos foram descartados.
O Hospital Unimed realizou um teste SWAB em um homem, vendedor viajante, de 30 anos, ele se encontra internado em estado leve e aguarda o resultado pelo LACEN.
O Hospital Santa Catarina realizou um teste SWAB em um homem, vendedor autônomo, de 41 anos de idade. Ele está internado em estado leve e aguarda o resultado pelo LACEN.
Dessa forma Gurupi chega a 145 casos descartados e 08 casos suspeitos aguardando resultado pelo LACEN.
Recomendações
O Comitê Gestor reforça o pedido às pessoas para que sigam as instruções de prevenção, segurança e controle do vírus. O isolamento social deve ser mantido, os cuidados com a higiene pessoal. A Covid-19 é uma doença grave e altamente contagiosa, por esta razão os cuidados devem ser redobrados, principalmente pelas pessoas do grupo de risco. A orientação é que fiquem em casa e só saiam em casos de extrema necessidade.
O Comitê também reforça para a comunidade a recomendação do uso de máscara de proteção, item que passou a ser obrigatório na cidade.
O médico e integrante do Comitê Gestor, Maurício Nauar Chaves, falou da importância desse equipamento de proteção. “A máscara deve ser usada por todos para evitar a propagação da doença. Lembrar sempre que a parte externa da máscara é contaminada, ela é o filtro, e como filtro, a sujeira fica do lado de fora, sendo assim, não se deve tocar nessa parte da máscara, se o fizer, estará perdendo a função de proteção. Também devemos ao retirá-la, mesmo tocando somente na parte de dentro, lavar as mãos logo depois, e quando ela ficar úmida ou quando vence a validade do fabricante, deverá ser trocada por outra”, explicou.
Veja a seguir a forma correta de usar o equipamento:
- A máscaras pode ser de tecido ou descartável;
- É preciso que a máscara cubra todo o nariz até o queixo;
- Ajuste a máscara com as mãos limpas, antes e depois de colocar ou retirar;
- Não deixe a máscara no queixo, quando precisar tirá-la toque somente nos elásticos;
- Não toque na parte externa e não a coloque em superfícies de uso comum;
- Troque a máscara de 2 em 2 horas ou sempre que ficar úmida;
- Faça o descarte em um saco plástico antes de jogá-la na lixeira;
- Lave a máscara de tecido individualmente com água e sabão ou deixe de molho em água sanitária por cerca de 20 minutos.