A operação de transporte de grãos por meio da Ferrovia Norte-Sul começou nas linhas que passam pelo sul do Tocantins. Os trens partem do terminal e Alvorada e o destino é o Porto de Santos (SP). Por causa do movimento, os moradores da região devem ficar atentos ao fluxo para evitar acidentes.
SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram
Conforme orientação da concessionária Rumo, que opera a ferrovia, as primeiras operações no Tocantins começaram em julho. Antes, os trens chegavam até Anápolis (GO).
Para quem mora nas proximidades das linhas por onde passam os vagões, a empresa orienta que é preciso ter atenção não só com relação à passagem, mas com animais que estão na região. A coordenadora de performance social da Rumo, Tatiana Montorio, explicou que os maquinistas possuem preparo e atuam segundo padrões de segurança. Além disso, sinais sonoros são emitidos quando os três cruzam rodovias ou locais com passagens para pedestres.
“A ferrovia passa também por áreas rurais, então é fundamental que a população deixe os animais em áreas cercadas e sem acesso livre à linha férrea para evitar qualquer risco de atropelamento”, explicou.
Para motoristas, a orientação é parar o veículo antes de fazer e observar se não há trens se aproximando e ter atenção às placas de trânsito e buzina da locomotiva. Conforme a concessionária, o fato do veículo não parar antes de atravessar locais com passagem de trens é considerado infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Para os moradores da região de Alvorada e Talismã, é preciso tomar os seguintes cuidados:
- Realize a travessia somente em passagem em nível (PN) oficial ou passarelas de acesso, redobrando atenção para o sinal sonoro do trem e as placas de sinalização;
- Sempre mantenha uma distância segura dos trens, seja eles parados ou em movimento;
- Nunca caminhe sobre os trilhos. Essa é uma prática imprudente e com risco de morte. Somente pessoas autorizadas podem circular em áreas operacionais da ferrovia; e
- Nunca pegue carona nos trens e não pratique surfe ferroviário. São atividades ilegais e que colocam a vida em risco.
- Não deixe seus animais com livre circulação para a área operacional da ferrovia. Mantenha seu terreno devidamente cercado e protegido.
Conforme a Rumo, o início da operação no sul do Tocantins se tornou uma nova alternativa logística que vai movimentar produções e cargas do Tocantins, Bahia e do leste de Mato Grosso.
*G1 Tocantins