Um filhote de jacaré foi resgatado na manhã desta terça-feira (6) na Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Tocantinópolis, no norte do estado. O animal foi visto por servidores quando estava preso em uma poça de lama. O réptil foi resgatado e devolvido à natureza.
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) foi chamado para fazer o resgate. Segundo o órgão ambiental, o animal estava no Centro de Educação, Humanidades e Saúde. O animal não tinha nenhum ferimento e foi devolvido ao habitat natural imediatamente.
O inspetor de recursos naturais Lamarck Rodrigues Pimentel Marinho, que participou da ação, disse que não é raro que em períodos de chuvas volumosas esses animais migrem para outros espaços em busca de alimento.
Ele explicou que ao ver animais silvestres em áreas urbanas o correto é chamar profissionais para fazer o resgate e jamais tocar nos bichos. "Se tratando de animal silvestre, independente da espécie, o recomendado é acionar o órgão responsável, para garantir a segurança tanto do animal quanto das pessoas”, disse Lamarck.
Para acionar os serviços do Naturatins em Tocantinópolis, basta ligar para o número 3471-3975 ou para o Linha Verde 0800-0631155. Os moradores podem chamar a PM Ambiental ou o Corpo de Bombeiros.