O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), é parceiro da ação integrante do 1º Mutirão Pop Rua Jud, promovido pelo Poder Judiciário do Tocantins, na sexta-feira, 22, na Escola Estadual Maria dos Reis Barros, no Setor Taquari, região sul de Palmas.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
“Esta ação é movida por valores que nos unem enquanto sociedade: respeito, solidariedade e justiça. É fruto da dedicação incansável de cada membro desse comitê e da parceria entre o Poder Judiciário do Estado do Tocantins e todo o sistema de justiça com os órgãos governamentais, entidades civis e, sobretudo, da escuta atenta às demandas daqueles que vivem em situação de rua”, destacou a presidente do Comitê Regional e Interinstitucional Pop Rua Jud Tocantins e vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Ângela Prudente.
A titular da Setas, Cleizenir Divina dos Santos, considerou que o mutirão foi um dia muito especial. "O cuidado com as pessoas faz toda a diferença e, encerrando com o casamento comunitário, a gente vê a alegria das noivas durante os preparativos, se maquiando, arrumando o cabelo. Muitos casais estão com esse sonho do casamento e não têm condições de realizar. Então esse momento é único e faz toda diferença na vida deles. Foi um dia muito positivo, com o Poder Judiciário, o Governo do Estado, a Prefeitura; um grupo de instituições se uniram para fazer o bem", afirmou a secretária.
Jeconias do Nascimento Santos e Leticia da Cruz foi um dos casais beneficiados com o casamento comunitário. Ele, natural de Açailândia/MA, 34 anos, ela, natural Augustinópolis, 27 anos, estão juntos há 11 anos e encontraram no casamento comunitário a oportunidade de realizar um dos grandes sonhos de suas vidas. "Essa é uma ação muito boa, pois muita gente precisa dessa ajuda para poder realizar esse sonho e tenho muita gratidão por participar desse ato, em companhia de outros casais que foram beneficiados", frisou Jeconias.
Justiça, direitos e inclusão
Para garantir justiça, direitos e inclusão, o mutirão prestou diversos serviços como acesso à justiça (orientação jurídica e outros), assistência social, saúde (carreta da saúde, exames, vacinação, entre outros), sala do conhecimento, cidadania, lazer, corte de cabelo, atendimento veterinário, varal solidário e emissão de documentos, entre outros.