Palmas
33º
Araguaína
34º
Gurupi
29º
Porto Nacional
30º
SAÚDE PÚBLICA

Governo implanta Projeto PlanificaSUS na região da Ilha do Bananal

26 julho 2024 - 08h40

Com foco no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) e a organização das Redes de Atenção à Saúde, no Sistema Único de Saúde (SUS), O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) tem realizado a implantação, na região da Ilha do Bananal, do projeto de Planificação da Atenção à Saúde (PlanificaSUS). A iniciativa visa aplicar a metodologia voltada para a organização e integração da APS e da Atenção Especializada (AE), para o atendimento dos usuários, proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em regiões de saúde das 27 unidades federativas.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

No Tocantins, o projeto é realizado em parceria da SES-TO com o Ministério da Saúde (MS), Conass, Hospital Albert Einstein e Secretarias Municipais de Saúde (Semus), contemplando 20 municípios da região da Ilha do Bananal, com realização de encontros periódicos.

“Visualizo que esse primeiro momento do PlanificaSUS vem com o objetivo de fortalecer a atenção primária dos municípios da Ilha do Bananal, conhecer os gestores e responsáveis técnicos correspondentes de seus municípios, melhorando os processos e as linhas de cuidado da rede de acordo com a realidade de cada município. A ideia é que a partir deste piloto, possamos estender às outras regiões do Estado do Tocantins”, destacou a Assistente Social da SES-TO, Bianca Pereira da Silva.

Segundo a gestora do Fundo Municipal de Saúde do município de São Salvador do Tocantins, Tatiana Gomes da Costa, a ação é um marco. “O PlanificaSUS é uma ferramenta de trabalho que irá nos auxiliar em organizar nossos serviços e aprimorar cada vez mais nossas ações, um marco importante para a Ilha do Bananal”, afirmou Tatiana Gomes.

Para a coordenadora da APS do município de Araguaçú, Lourena Marra, a ação fortalece a assistência aos usuários. “Colocando esse projeto em prática o resultado final é a melhoria do processo de trabalho, tornando-o mais o qualificado, baseado em diagnósticos, em conhecimento do território e das nossas reais necessidades dos serviços de atenção primária de cada município para uma assistência mais resolutiva aos usuários”.