Mais de 15 mil beneficiários do Bolsa Família que moram em Palmas precisam realizar o acompanhamento semestral obrigatório dos dados de saúde até sexta-feira (13). A atualização é referente aos meses de julho a dezembro. Caso não seja feito, a família pode ter o benefício suspenso temporariamente.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Conforme alertou a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), os beneficiários devem ir até a unidade de de saúde referência, conforme o local onde mora, e fazer a pesagem e checagem de altura. Para o procedimento, as famílias precisam apresentar documentos pessoais, folha resumo do CRAS, e cartões de vacina das crianças, de seis meses a cinco anos, inclusive com a dose contra a Covid-19.
Palmas tem atualmente 44.408 mil beneficiários e desse número, 28.780 fizeram o acompanhamento até esta quarta-feira (11), segundo a Semus. Portanto, faltam 15.628 pessoas comparecerem as unidades de saúde para realizarem a pesagem e checagem da altura.
Para seguir recebendo o Bolsa Família, a Semus reforçou que, com relação às informações de saúde da família, é preciso atualizar dados nutricionais (peso e altura). No caso de gestantes, é preciso realizar o pré-natal com, no mínimo, seis consultas.
As crianças das famílias cadastradas também precisam manter uma frequência de pelo menos 80% nas escolas. Com relação ao desenvolvimento social é preciso manter o endereço atualizado no sistema de saúde para que os agentes de saúde acompanhem as famílias.
*G1 Tocantins