Mês dedicado à conscientização sobre violência doméstica e familiar, o Agosto Lilás iniciou em Palmas com ações de sensibilização sobre o tema. Os eventos foram prestigiados pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), reforçando o compromisso da instituição com a construção de uma sociedade mais igualitária e com mais respeito às mulheres.
SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram
Na Praça dos Girassóis, em frente ao Memorial Coluna Prestes, a promotora de Justiça Cynthia Assis de Paula, coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Consumidor, da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caoccid), participou de uma mobilização promovida pela Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher) com o tema "Não se Cale! Levante a Mão e Diga Não!" ; e destacou a importância de fomentar o diálogo e a parceria entre as instituições para o enfrentamento da violência contra a mulher. “Só com a união de esforços, vamos mudar esta realidade”, destacou.
No evento foi lançada a 1ª edição da Cartilha da Ouvidoria da Mulher do Estado, com informações essenciais sobre os direitos das vítimas e os canais de denúncia disponíveis à população. Também foi realizada uma apresentação de defesa pessoal e uma caminhada pela praça com o objetivo de promover a conscientização e prevenção da violência contra a mulher.
Evento municipal
Para marcar a adesão da capital tocantinense à mobilização nacional de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, a Prefeitura de Palmas lançou a campanha “A Luta da Mulher é de Todos - Você Faz a Diferença”. A intenção, é conscientizar as pessoas de que a violência cometida contra a mulher extrapola o limite pessoal, atingindo toda a família , e repercute de forma negativa por toda a vida.
As promotoras de Justiça Munique Teixeira Vaz, coordenadora do Núcleo Maria da Penha, e Weruska Rezende Fuso participaram da cerimônia realizada em frente ao prédio Buriti que foi iluminado na cor lilás em referência à campanha. O acendimento das luzes lilás também ocorreu no Paço Municipal na Avenida JK, no Centro de Referência Flor de Lis e no Parque Cesamar.
As autoridades presentes também soltaram balões lilás em memória das mulheres vítimas de feminicídio neste ano no Tocantins. A cerimônia contou com a participação da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro; da representante do Ministério da Mulher Simone Souza; de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Tocantins (OAB-TO); polícia militar e corpo de bombeiros, dentre outras autoridades.
*Ascom MPTO