Palmas
27º
Araguaína
27º
Gurupi
22º
Porto Nacional
26º
REDE ORTO
HOSPITAL MUNICIPAL

Colinas busca apoio do Estado para melhorar o atendimento do Hospital Municipal

15 abril 2011 - 12h01

A Prefeitura de Colinas continua tentando fazer com que o Governo do Tocantins, através da Secretaria Estadual de Saúde, possa estar assumindo mais responsabilidades na oferta de saúde pública no município.

Nas últimas semanas várias reuniões foram feitas na busca por soluções para a situação do Hospital Municipal de Colinas. No diagnóstico feito pela equipe de técnicos da Secretaria Estadual de Saúde impressionou o secretário de Saúde do Governo do Tocantins, Arnaldo Nunes, uma vez que foi detectado que o Hospital tem uma despesa mensal de 265 mil reais, sendo 85% deste valor pago pela Prefeitura. Ou seja, a Prefeitura de Colinas através da Secretaria Municipal de Saúde paga, mensalmente, cerca de 225.250,00 reais.

A intenção do Estado, de acordo com o secretário Arnaldo Nunes é apoiar o município na oferta de saúde. Para o prefeito José Santana Neto este apoio é urgente, uma vez que o município não tem condições de manter o atendimento a outras cidades, como está fazendo atualmente.

O entendimento entre Estado e município em prol do Hospital Municipal de Colinas está acontecendo através do intermédio da deputada Amalia Santana, que também, já viabilizou através de emenda parlamentar, 500 mil reais no orçamento deste ano para a reforma do Hospital.

Pagamento
Nesta semana a secretária municipal de Saúde, Aldilene Fagundes, esteve em Palmas em mais uma reunião na Secretaria Estadual de Saúde, acompanhada pela deputada Amália Santana, pela diretora do Hospital de Colinas, Elvira de Souza, pelo tesoureiro do Fundo Municipal de saúde, Natal Alves e pelo faturista da Secretaria Municipal de Saúde, Francisco Morais. A secretária foi recebida pela diretora de Controle, Regulação, Avaliação e Auditoria da Sesau, Sinara Mayena, que esclareceu sobre a possibilidade do pagamento dos procedimentos já realizados pelo Hospital Municipal e ainda não pagos.

Após análise dos anos de 2009 e 2010 foi detectado que o Governo do Tocantins não pagou por procedimentos realizados o valor de 86.107,00 reais. Esse valor é referente aos procedimentos realizados pelo Hospital Municipal e que estão acima do teto previsto pela Secretaria Estadual de Saúde.

Mesmo sendo municipal, a secretária municipal de Saúde, Aldilene Fagundes explica que a unidade hospitalar atende além de Colinas outros 12 municípios da região, sendo referência para mais de 90 mil pessoas. O fato faz com que o número de atendimentos seja superior ao estipulado. “Não podemos mandar as pessoas doentes que chegam à unidade de volta para casa, são vidas e estamos fazendo de tudo para garantir o atendimento”, comentou Aldilene.

De acordo com a deputada Amália Santana o Governo tem se mostrado atencioso e disposto a ajudar o Hospital de Colinas. Amália ouviu da diretora da Sesau que uma nova Programação Pactuada e Integrada já está sendo estudada pelo Estado e que pode ser a oportunidade de rever a situação do Hospital de Colinas. (Secretaria Especial de Comunicação/Prefeitura de Colinas do Tocantins)