Palmas
27º
Araguaína
27º
Gurupi
22º
Porto Nacional
24º
REDE ORTO
MEIO AMBIENTE

Escola Vale do Sol elabora programação especial para a Semana do Meio Ambiente

31 maio 2011 - 15h09

Para a próxima quarta-feira, 1º de junho, dia em que inicia a Semana Mundial do Meio Ambiente, algumas escolas estaduais estão elaborando programação especial para discutir com os alunos e comunidade meios de preservar a natureza. Uma dessas unidades escolares é a Escola Estadual Vale do Sol, em Palmas, que vai aproveitar a semana para promover visitas externas e realizar oficinas de reciclagem de papel.

A Escola Vale do Sol já foi premiada pelas iniciativas de abordagem da temática meio ambiente em sala de aula. A unidade desenvolve dois projetos: um ‘Vale preservar’ e o outro ‘Tocantins, também conheço’, são projetos que a escola desenvolve tendo como foco uma sequência de ações para ajudar na formação de alunos como sendo cidadãos conscientes de sua responsabilidade com o habitat humano.

Nesta semana, a escola irá promover visitas à Estação de Tratamento de Água e na próxima quinta-feira, 02, inicia a oficina de reciclagem onde todos os alunos irão aprender a transformar papel inutilizado em blocos para serem usados em sala de aula.

No dia 10, a escola vai encerrar a programação especial com um plantio de árvores. Os projetos são desenvolvidos de forma interdisciplinar. A professora Maria Neuma Ferreira Silva, de Geografia, explicou que através dos estudos realizados em sala de aula ou em campo, os alunos produzem mapas, símbolos e textos referentes a riqueza geográfica do Tocantins. Os educadores têm a preocupação de levar os alunos para aulas práticas como na Agrotins, para pesquisar os frutos do cerrado, comidas típicas e outros fatores.

Origem da data
O dia 5 de junho foi instituído como o Dia Mundial do Meio Ambiente, a data foi criada pela ONU – Organização das Nações Unidas, visando promover assuntos ambientais que envolvem o planeta, data na qual foi realizada uma conferência mundial sobre o meio ambiente (Da Ascom Seduc)