Encarar o vestibular não é tarefa fácil, mas em Tocantinópolis os concluintes do Ensino Médio ganharam uma forcinha extra com as aulas de reforço oferecidas pelos assessores de currículo da DRE - Diretoria Regional de Ensino. As disciplinas de língua portuguesa, química, biologia e história acontecem no contra turno das aulas no Centro de Ensino Médio Deputado Darcy Marinho.
“O objetivo maior é enriquecer e ampliar os conhecimentos adquiridos em sala de aula visando melhorar o desempenho acadêmico dos nosso alunos e preparando-os não só para o vestibular, mas também para as avaliações internas e externas, como o Salto e a Prova Brasil”, conta a diretora da Regional de Ensino, Luciana Gomes.
A assessora de currículo de língua portuguesa da DRE, Gerlane Rocha Galvão, explica que a iniciativa partiu dos assessores de currículo. “Durante os acompanhamentos nas escolas percebemos que os alunos precisavam desse reforço e resolvemos ira para dentro da escola auxiliar o trabalho dos professores e ajudar os estudantes em suas dificuldades”, conta.
Inicialmente a proposta era oferecer as aulas extras para uma turma de 10 estudantes, mas a procura foi tão grande que novas turmas devem ser formadas no segundo semestre. “Não imaginávamos que seriam tantos inscritos, até o momento temos 70 alunos matriculados e todos os dias muitas pessoas vêm nos procurar”, relata Ione Dias, assessora de língua portuguesa.
A diretora da DRE de Tocantinópolis atribui a grande procura ao bom trabalho desempenhado e à falta de cursos preparatórios no município. “A aulas são preparadas para envolver realmente os alunos e se eles estão gostando fazem mesmo a propaganda”, comenta. “Aqui na cidade não temos nenhum cursinho pré-vestibular e foi também pensando nisso que resolvemos oferecer para os nossos alunos as aulas de reforço. Muitas pessoas estão nos procurando para participar e queremos atender todos, se for possível”, conta.
Mércia Cristina, estudante do 3º ano do CEM Darcy Marinho avalia a iniciativa da DRE como uma “oportunidade única”. Para ela as aulas de reforço estão sendo de grande valia. “Estou achando maravilhoso, pois posso aperfeiçoar meus conhecimentos. As aulas são muito boas, dinâmicas e interessantes, sem falar que é gratuito, porque uma das grandes preocupações de quem vai prestar vestibular é fazer um cursinho, que até agora não tinha aqui”, revela a estudante que pretende seguir a carreira de pedagoga.
Devido o sucesso do curso a DRE estuda uma forma de oferecer as aulas também na modalidade on line para que mais pessoas sejam atendidas. “Assim os alunos vão poder estudar em casa, com o material disponibilizado pela internet, mas contando sempre com o apoio dos assessores de currículo presencialmente”, planeja.
Os interessados em participar das aulas de reforço podem procurar a Diretoria Regional de Ensino de segunda a sexta-feira, no período de 8 às 12h e de 14 às 18h. (Da Ascom Seduc)