Daniel Werneck
Da Redação
Semana passada, ananaenses denunciaram à Redação do Portal O Norte, o descaso relacionado à falta de transporte intermunicipal para facilitar o acesso de estudantes a cursos universitários em cidades como Araguaína.
Após a denúncia, nossa equipe, procurou a secretária de Educação do Município, Maria Mary de Carvalho Alexandre, que em entrevista explicou que por questões orçamentárias, o Município ainda não pode dispor de ônibus para o transporte desses estudantes. (Veja matéria na íntegra).
Secretaria Estadual de Educação
Tendo em vista a declaração da Secretaria Municipal de Educação de Ananás, nossa reportagem procurou a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc) para verificar a possibilidade de o Estado disponibilizar o benefício aos estudantes.
Em resposta à nossa Redação, a Secretaria através de sua assessoria de comunicação, se isentou do fato afirmando que além de não existir verbas para esta finalidade acrescentou que não seria responsabilidade da Seduc dispor de transporte intermunicipal para incentivar a continuidade dos estudos de quem não tem condições financeiras de arcar com estas despesas de deslocamento.
Entrega de microônibus
Apesar da Secretaria Estadual se posicionar como não tendo verbas para este fim, em 18 de março de 2010 durante sua gestão, o então governador, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), no gabinete municipal, entregou à prefeita, Raimunda Rosa (PPS) as chaves de dois microônibus escolares.
Com a negativa das secretarias Municipal e Estadual de Educação, o sonho de ananaenses em ingressar no ensino superior fica mais difícil de ser alcançado.