O município de Pium, localizado a 181 km da capital, foi o 31° a receber as ações do Pacqto – Programa de Ações de Controle de Queimadas do Tocantins. A equipe da Brigada da Comunicação se deslocou para o município nesta sexta-feira, 02, onde realizou várias ações educativas em escolas para a conscientização, prevenção e controle das queimadas no município.
Com o propósito de buscar parcerias, equipe da Brigada se reuniu primeiramente com o prefeito do município, Nilton Bandeira Franco, e com a secretária de Truísmo e Meio Ambiente, Fernanda Galvão Araújo. Na ocasião, foi apresentado o programa, o álbum de figurinhas de cunho educativo que retrata a fauna e a flora do Tocantins, e ainda a participação da cidade no Prêmio Eco Responsável. Iniciativa esta que vai premiar os municípios que mais desenvolverem ações voltadas para o controle das queimadas.
No encontro o prefeito vestiu a camisa do programa, garantindo apoio à ação no município. “Pium é um dos maiores municípios em extensão do Tocantins e sofre com as queimadas a cada ano. Ações como esta vêm mostrar que o Estado está presente e preocupado com as queimadas”, ressaltou.
Em seguida, a equipe foi conhecer a sede Brigada das Queimadas do município, onde teve o apoio dos brigadistas nas ações que seriam realizadas em Pium. No encontro, a representante da Secom - Secretaria de Comunicação do Estado, Rona França, destacou que com união o Tocantins conseguiu reduzir em 76% neste ano o número de focos de calor em todo o Estado.
Em visita à sede da Coletoria da Secretaria da Fazenda do município, que também apóia e faz parte do programa, a equipe levou orientações sobre a troca das figurinhas aos técnicos. A troca das figurinhas é uma forma de incentivar a educação tributária, na qual as crianças poderão trocar notas fiscais pelas figurinhas que ilustram o álbum do Pacqto. Essas notinhas devem ter o valor mínimo de R$ 30,00 e máximo de R$ 300, desde que não incluam na compra bebidas alcoólicas, combustível e cigarros.
Para as ações educativas, a equipe realizou palestras e teatro com fantoches, onde envolveu cerca de 500 alunos das Escolas Estaduais Bartolomeu Bueno e Trajano Coelho Neto, além da Escola Municipal Lindaura Oliveira de Moraes. Nas palestras, a sargento do Corpo de Bombeiros Gisely Amarante e o técnico da Secom Laet Gaspar de Oliveira, falaram sobre o Pacqto e os problemas causados pelo fogo. Na dinâmica os alunos respondiam perguntas sobre o teatro e ganhavam figurinhas para completar o álbum educativo do Pacqto.
Durante toda a ação um carro de som mobilizou a comunidade de Pium sobre o programa, que contou ainda com divulgação dos trabalhos na rádio local e um adesivaço pela rua principal da cidade, com o apoio da Brigada local.
Na ocasião, a equipe foi até a sede do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, responsável pelo Parque Nacional do Araguaia, que abrange os municípios de Pium e Lagoa da Confusão no médio Araguaia, no extremo norte da Ilha do Bananal, e que sofreu muito com as queimadas em 2010. O encontro com os técnicos do Instituto serviu para reforçar o apoio em combater as queimadas no município, além de deixar materiais educativos para distribuição nas ações do Instituto nas mediações do parque.
Pacqto
O Programa, que começou no mês junho, tem como finalidade a mobilização dos gestores municipais e a sociedade civil em busca da prevenção e combate às queimadas no Estado, em especial nos municípios mais atingidos pelo fogo no ano de 2010, quando o Estado ficou em 2° lugar no ranking nacional de queimadas. Situação que causou prejuízos ambientais e sociais em todo Tocantins.
Participaram dessa ação os técnicos da Secretaria da Comunicação, Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, Adapec – Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins e Corpo de Bombeiros.