Palmas
25º
Araguaína
31º
Gurupi
24º
Porto Nacional
27º
COMPETIÇÃO

Na primeira edição no interior do TO, 12° Bombeiro de Aço atrai atletas de cinco estados brasileiros

17 setembro 2024 - 09h08

Atletas de cinco estados, além do Tocantins, deram brilho à calorosa e inédita edição do Bombeiro de Aço, em Guaraí. A prova ocorreu na quinta, 12, e na sexta-feira, 13, na Praça da Conciliação, centro da cidade e às margens da BR-153, realizada pela 7ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (CIBM), com apoio dos demais quartéis, fazendo história ao ser a primeira unidade operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, no interior, a executar o evento. Os estados da Bahia, do Rio Grande do Norte, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, de Goiás e Pernambuco, bem como o Distrito Federal, enviaram representantes.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

“O Bombeiro de Aço tem grande tradição entre os Corpos de Bombeiros Militares do Brasil e é uma competição de grande valia e grande importância, que coloca os competidores em máxima exigência dentro das nossas atividades de atendimento à população. Consequentemente, realizando a prova, o competidor treina e dá exemplos de como se faz esses atos a serviço do cidadão. A corrida superou nossas expectativas e gostaríamos muito de agradecer a todos que vieram, participaram, competiram e nos apoiaram neste desafio”, pontuou o comandante da 7ª CIBM, tenente-coronel Danúbio Kelly.

O comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, também prestigiou o Bombeiro de Aço, se deslocando para Guaraí e acompanhando as demais ações da corporação enquanto permaneceu na cidade. “Foi muito gratificante ver todos esses atletas de outros estados nos prestigiando, por mais que estejamos, assim como as demais federações, em período complicado por conta das queimadas. Este motivo nos fez reduzir os inscritos do nosso efetivo nesta edição e, assim, pudemos continuar a operação de combate aos incêndios florestais em todas as regiões do Tocantins”, afirmou o comandante-geral.

Bombeirinho de Aço

A novidade em Guaraí não ficou por conta apenas da 12ª Edição do Bombeiro de Aço, mas também pela realização, nos dois dias, das provas envolvendo mais de 150 crianças de escolas públicas e particulares. Todas tiveram a oportunidade de vivenciar desafios semelhantes em um circuito exclusivo montado para elas na Praça. 

“As crianças ficaram extremamente empolgadas e houve mais inscritos do que imaginávamos que teria. Elas já iniciaram o primeiro dia querendo passar umas três vezes na pista, mais do que a nossa capacidade de atendê-las, mas foi muito gratificante. Foi importante ver que elas mesmas criaram consciência da atividade física e ouvir isso nos mostra que atingimos o objetivo, que é abrir a mente das crianças para o esporte, para a atividade física, para a própria saúde, e, claro, tudo isso brincando e se divertindo”, frisou a organizadora do Bombeirinho de Aço, tenente Léia Nazareth.

Entre os adultos e na parte que mais fez os atletas vibrarem estava o casal de bombeiros militares lotado no 9º Batalhão, em Varginha/MG: o cabo Venâncio e a esposa, a cabo Tatiane. Os dois percorreram mais de 1,8 mil km para fazerem a prova pela primeira vez. “Eu queria vir ao Tocantins para conhecer a região e para competir mesmo, tentar ficar entre os melhores, e me surpreendeu a competição. Superou as minhas expectativas e até o que eu treinei também, eu me surpreendi com o que eu fiz aqui”, afirmou Venâncio. 

A competição no circuito com sete atividades diferentes era executada em duplas e em várias categorias por idade. Os bombeiros militares do Tocantins puderam concorrer em uma exclusiva entre eles e também nas provas com bombeiros de outros estados.