Como período de estiagem afetando os rios do estado, um boletim será publicado diariamente com os níveis nas principais bacias hidrográficas do estado. Conforme os dados já apurados pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), foi possível identificar que o rio Formoso teve maior redução de nível nos últimos três anos.
SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram
Os dados serão disponibilizados com a comparação dos níveis de cada rio entre os anos de 2022, 2023 e 2024. No primeiro documento, divulgado nesta segunda-feira (19), foi possível identificar que o rio Formoso, localizado na bacia de mesmo nome, apresenta nível de 1,57 metro. Nos anos anteriores, registrou uma redução de 6 centímetros em relação a 2023 e 16 centímetros em relação a 2022.
No Rio Sono, que atualmente possui nível de 2,88 metros, apresentou uma diminuição de dois centímetros em comparação a 2022, quando estava 2,90 metros e nove centímetros em relação a 2023, que tinha 2,97 metros.
Conforme a Semarh, a rede de hidrometeorológica que dispõe de 60 plataformas de coleta que medem volume de chuva, nível e vazão dos rios em tempo real. As informações são transmitidas via satélite para a Sala de Situação da pasta. O boletim poderá ser acessado no site da secretaria, neste link.
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, afirmou que a divulgação dos dados vai ser feita durante o período crítico de seca e tem o objetivo de orientar os municípios e usuários sobre a situação. O boletim será divulgado toda segunda-feira.
Um dos motivos para omenor registro de chuvas e, consequentemente, redução no nível de rios, foi o fenômeno meteorógico El Niño, conforme explicou Aldo Azevedo, diretor de Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh.
“Podemos perceber a redução do nível dos rios, independentemente de a bacia ter uma grande demanda por irrigação ou não, ocasionada pelo fenômeno El Niño, que está afetando o Brasil de forma significativa, com chuvas intensas nos extremos das regiões Sul e Norte e uma seca acentuada no centro do País".
Conforme o diretor, a queda no nível dos rios é uma tendência porque as chuvas registradas em 2023 ficaram abaixo da média, acumulando menos água no solo.
Boletim vai divulgar níveis dos rios diariamente — Foto: Marcel de Paula/Governo do Tocantins
*G1 Tocantins