Um movimento chamado Legendários tem chamado atenção nas redes sociais ao reunir influenciadores, empresários e personalidades conhecidas em um retiro espiritual voltado apenas para homens.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Segundo os organizadores, o Legendários tem como missão “formar um herói em cada família”. O objetivo é promover uma reconexão com o propósito de vida e incentivar transformações pessoais com reflexos positivos na família e na comunidade.
Desde 2015, o projeto já passou por 70 cidades em 13 países, impactando mais de 52 mil participantes.
FAMOSOS MARCAM PRESENÇA
Entre os nomes que já participaram do movimento estão:
- Eliezer (ex-BBB)
- Gustavo Tubarão (influenciador)
- Thiago Nigro (investidor)
- Deive Leonardo (pregador)
- Kaká Diniz (empresário e marido da cantora Simone Mendes)
- Paulo Vieira (Coach)
- Pablo Marçal
COMO FUNCIONA O RETIRO?
O retiro acontece em formato de acampamento, geralmente em locais de montanha. Durante alguns dias, os participantes enfrentam desafios físicos, espirituais e emocionais. Há turmas para casados e solteiros, com a distinção informada no site oficial.
POLÊMICA NAS REDES SOCIAIS
Apesar de se declarar sem vínculo religioso oficial, o movimento realiza seus encontros com início e término em igrejas evangélicas. Esse detalhe tem levantado críticas sobre a neutralidade do projeto.
Além disso, o valor da inscrição — cerca de R$ 1.490 — gerou debates sobre a acessibilidade do programa.
OPINIÃO CONTRÁRIA
A atriz e ex-BBB, Hana Khalil, opinou sobre o retiro espiritual para homens cristãos:
"Ontem fui me aprofundar do que se tratava Legendários e estou até agora processando que homens preferem literalmente subir uma montanha com um bando de homens do que fazer terapia para serem maridos melhores", começou.
Ela ainda disse que não se sente segura sobre a eficácia do retiro. "Juro que quero acreditar que isso é eficaz em algum ponto pra melhorar os homens, mas uma trilha cheia de macho ensinando a ser o profeta do lar não me dá muita segurança".
DEFESA DO MOVIMENTO
Paulo Vieira, coach e escritor brasileiro, também se manifestou sobre o assunto e rebateu os comentários de Hana Khalil: "É da tua conta se eu vou fazer terapia ou vou subir os legendários?...tá manipulando e condenando homens que juntos buscam ser pais maridos filhos cristãos melhores? Isso é puro preconceito!"
O coach criticou o preconceito contra a fé cristã e a hipocrisia de quem zomba da fé do outro. Ele se posicionou contra a ridicularização de quem escolhe um caminho diferente.
HUMOR ÁCIDO
O assunto repercutiu na internet e tem sido abordado inclusive em forma de humor e memes. A comediante Raqueal Real foi uma delas que usou seu perfil para tratar do tema em tom de sarcasmo.