Palmas
24º
Araguaína
24º
Gurupi
22º
Porto Nacional
23º
REDE ORTO
COLUNA

JOGO DO PODER

por Tony Veras
POLÊMICA

Jorge Frederico questiona regulamentações de terrenos feitas pelo Executivo

15 março 2011 - 14h25

Dágila Sabóia
Da Redação

 

Na manhã desta terça-feira, 15, na Câmara Municipal de Araguaína, a questão de loteamentos irregulares gerou bastante polêmica durante a sessão. O vereador, soldado Alcivan (PP), propôs requerimento solicitando ao prefeito Félix Valuar Barros (DEM), encaminhar ao setor competente a regularização do setor Parque Bom Viver.

Apimentando o assunto fazendo o uso da palavra, o vereador, Jorge Frederico (PMDB), fez críticas contundentes à administração de Valuar, especificamente voltada para a situação fundiária do município: “O prefeito Valuar precisa parar de brincar e começar a administrar com seriedade a nossa cidade”. Ao final da discussão sobre o assunto, o requerimento foi aprovado por unanimidade pelo Legislativo.

Sinal positivo
Em entrevista exclusiva ao Portal O Norte, Jorge Frederico justifica que a ação de regulamentações de lotes seria um sinal positivo tanto para a prefeitura quanto para a população beneficiada: “A regularização de terrenos em Araguaína é preciso ser resolvida com a máxima urgência, o que seria bom para a prefeitura que passará a arrecadar o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) e pra população que depois de seu lote ou residência legalizada terá direito de conseguir no caso, créditos de reforma e até construção com a Caixa econômica e o Banco do Brasil, por exemplo”, justifica.

Falta de Agilidade
Jorge Frederico questiona ainda em entrevista quais os motivos da falta de agilidade no processo de regularização dos loteamentos já existentes e explica que o prefeito Valuar Barros tem liberado loteamentos em algumas áreas verdes do município e que o caso tem sido alvo de denúncias que chegam à Câmara de Vereadores: “Recebemos dezenas de denúncias do prefeito doando áreas e algumas foram até citadas por nós na Câmara, um exemplo é uma área no Conjunto Patrocínio uma área verde num bico de praça que já foram construídas cerca de três ou quatro casas”.

Áreas públicas
O vereador também recorda a construção em uma área pública de uma casa ao lado do Posto de Saúde do setor Alto Bonito, que o prefeito nega ter autorizado, apesar de a prefeitura ter fiscalizado a obra. Outra questão referente que Jorge Frederico destacou trata sobre a regularização, segundo ele, “às escuras” de uma área verde situada na Marginal Neblina. “A área alagada foi aterrada e regulamentada e ninguém sabe como isso aconteceu, inclusive tem até uma placa de vende-se no terreno”.

Jorge Frederico também explica que não é somente o setor Parque Bom Viver que precisa ser regularizado. “Não é só no Parque Bom Viver que essas providências precisam ser tomadas, é também no setor Noroeste que tem dentro dele o setor São Pedro, é o Bairro São João e o próprio Centro da cidade”.

Ação imediata
Segundo as palavras de Jorge Frederico falta força de vontade da gestão: “O prefeito deve ao menos solicitar aos setores competentes que é a Secretaria de Planejamento e o Departamento Imobiliário do Município, a tomar as devidas providências”, e completa “O que precisamos entender é que os loteamentos fazem sim a cidade crescer, mas a regularização fundiária deve acontecer assim ganha o município em arrecadação e a população em benefícios de melhores moradias, fazendo isso, temos a certeza que será um grande avanço para o desenvolvimento de nossa cidade”, finaliza.