O Tocantins, representado pela Associação de Canoagem de Porto Nacional ficou em quarto lugar no Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona que terminou no último domingo, na Represa da Usina Hidrelétrica Xavantes – Distrito da Cachoeira - Ribeirão Claro (PR). Ao todo participaram do Brasileiro 134 canoístas de 18 clubes e associações de canoagem. O evento foi válido como seletiva nacional para o Campeonato Mundial que acontece no mês de outubro deste ano, em Cingapura na Ásia.
Segundo o chefe da equipe tocantinense que foi ao Brasileiro, Wellington José Aires Costa, a disputa do Brasileiro pelos tocantinenses só foi possível graças ao apoio da Sejuves – Secretaria Estadual da Juventude e dos Esportes. A atleta Mirian Barbosa, na categoria Menor, foi o principal destaque dos tocantinenses, ao faturar o título de campeã brasileira. A competidora Suelma Ferreira Nunes, na categoria K1 Sênior, terminou na segunda colocação. Suelma faz parte da Seleção Olímpica de Canoagem. Outro destaque foi a atleta Siria Priscila, que conquistou o terceiro lugar na categoria K1 Júnior.
Masculino
Já na categoria masculina, os atletas Airton Rodrigues e Willian Lopes, ambos na categoria K2 Júnior – faturam o terceiro lugar. O jovem Matheus Costa, também fez bonito. Ele faturou a terceira colocação na categoria Cadete. De acordo com o chefe da equipe tocantinense que foi ao Brasileiro, este é o primeiro ano dele nesta categoria e participou de uma disputa com canoístas mais avançados e acabou surpreendendo a todos.
A equipe da Associação de Canoagem de Porto Nacional, que contou também com atletas de Palmas, participou do Brasileiro com 12 canoístas. Ele também contou com apoio da Prefeitura de Porto Nacional. (Reinaldo Cisterna)
CLASSIFICAÇÃO GERAL POR EQUIPE
1º ASSOCIAÇÃO PIRAJUENSE DE ESPORTES NÁUTICOS (APEN) – 665 PONTOS
2º ASSOCIAÇÃO RIBEIRÃO CLARENSE DE CANOAGEM (ARCCA) – 509 PONTOS
3º O CLUBE DE CANOAGEM DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS (CCSJP) – 406 PONTOS
4º ASSOCIAÇÃO DE CANOAGEM DE PORTO NACIONAL (ACPN – 263 PONTOS
OBS: Ao todo disputaram o Brasileiro 18 equipes. (Da Ascom/Sespo)