Um ex-comandante da Polícia Militar do Tocantins morreu na noite deste sábado (19), vítima de um grave acidente de trânsito na BR-153 em Araguaína no Norte do Tocantins.
A colisão aconteceu por volta das 19h entre o setor Costa Esmeralda e o trevo da UFT e envolveu duas caminhonetes. Segundo informações, Josias Araújo Rocha (72 anos) que era Coronel da reserva Militar, estava com a família em uma caminhonete sentido Wanderlândia, quando foi surpreendido por outro veículo que vinha em sentido oposto, invadiu a pista contrária e atingiu o carro deles de frente.
O militar ficou preso às ferragens e precisou ser resgatado por uma equipe de Bombeiros. A operação durou cerca de 30 minutos mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu logo depois de dar entrada no Hospital Regional de Araguaína (HRA). No carro em que o ex-comandante estava haviam mais quatro ocupantes, entre eles uma criança de cerca de dois anos Os familiares dele sofreram ferimentos leves, foram socorridos levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Araguaína.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a condutora da outra caminhonete estava sozinha no veículo e apresentava sinais de embriaguez, fato que foi constatado após teste do bafômetro. Dentro do carro em que a motorista estava, foram encontradas latas de cerveja abertas. A mulher de 40 anos que não teve o nome divulgado, foi socorrida e encaminhada para o HRA, onde permanece internada sob custódia da Polícia Civil e deve ser presa logo depois que receber alta médica. Segundo a polícia, ela é de Cuiabá (MT) e responde criminalmente na cidade por furto em um supermercado. Entre os itens furtados, estavam latas de cerveja e vinho.
Sobre a vítima fatal
O coronel Josias Araújofoi comandante-geral da Polícia Militar, o cargo mais alto na hierarquia da instituição, entre 1993 e 1995.
Em nota, o governador Mauro Carlesse (DEM) e o atual comandante da PM, Coronel Jaizon Veras, lamentaram o falecimento do membro da corporação. Confira abaixo as notas na íntegra:
Nota de Pesar pela morte do coronel Josias Araújo Rocha
Com muito pesar, recebi a notícia da morte do coronel Josias Araújo Rocha, ex-Comandante Geral da Polícia Militar do Tocantins, neste sábado, 19, vítima de um acidente automobilístico na BR-153.
Militar já na reserva, o coronel Josias Araújo Rocha era muito querido e respeitado, sobretudo por seu brilhante trabalho desenvolvido frente à PMTO, onde foi profissional competente e que muito fez pela segurança pública em nosso Tocantins, chegando, por sua dedicação e profissionalismo, ao posto máximo na PMTO, como Comandante Geral da corporação entre os anos de 1993 e 1995
Nesse momento de dor, rogo ao nosso eterno e bom Deus que conforte os corações dos familiares, amigos e à toda corporação da nossa Polícia Militar do Tocantins, que certamente sentem o pesar e o luto pela partida do coronel Josias Araújo Rocha.
Mauro Carlesse
Governador do Estado do Tocantins
A Polícia Militar do Estado do Tocantins, na pessoa do seu Comandante Geral, Coronel QOPM Jaizon Veras Barbosa, vem por meio desta, manifestar profunda consternação e pesar pelo falecimento do Coronel RR da PMTO Josias Araújo Rocha, ocorrido na noite deste sábado, 19/12, em decorrência de um acidente automobilístico na BR-153, nas proximidades da cidade de Araguaína.
Militar pioneiro da Instituição, o então Capitão PM Josias, imbuído do mais alto sentimento de dever, acreditando na construção e consolidação do Estado optou por servir no Tocantins em sua criação.
Policial honrado, cumpriu com louvor e dedicação a sua missão junto à Polícia Militar do Tocantins, exercendo várias funções de chefia e comando, incluindo a de Comandante Geral da Corporação, a qual exerceu entre os anos de 1993 e 1995, marcando a história da Instituição com seu legado de comprometimento e inspiração.
Faz-se votos de que Deus, em sua infinita bondade, conforte os corações dos familiares e amigos neste momento de profunda dor e tristeza.
Palmas, 19 de dezembro de 2020.
Jaizon Veras Barbosa – CEL QOPM
Comandante Geral da PMTO