Uma queimada em área verde dentro da zona urbana de Palmas deixou cerca de 700 estudantes sem aula. O incêndio aconteceu durante a noite e foi controlado pelo Corpo de Bombeiros antes que atingisse a estrutura da escola, mas voltou a queimar na manhã desta quarta-feira (11).
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O incêndio teve início na noite desta terça-feira (10) próximo do Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maya, na região norte de Palmas. Imagens publicadas nas redes sociais mostram o tamanho das chamas e muita fumaça.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que devido à grande quantidade de fumaça e fuligem nas salas de aula, as atividades escolares estão canceladas nesta quarta-feira (11) como medida de precaução para garantir a saúde dos estudantes.
A Seduc informou ainda que o dia letivo perdido será reposto assim que possível.
O fogo na área verde reacendeu na manhã desta quarta-feira (11) e quatro equipes dos bombeiros foram enviadas novamente ao local para combater as chamas.
Incêndios de norte a sul
Os incêndios têm atingido todas as regiões do estado e devastado grandes áreas rurais e de preservação permanente, além de afetar pontos turísticos como as Dunas do Jalapão e Lagoa da Serra. Dentro da Ilha do Bananal, brigadistas trabalham sem parar e mais de 250 mil hectares foram queimados nas últimas semanas.
Os incêndios também atingiram pontos turísticos importantes do estado e levaram o governo a decretar situação emergencial, liberando R$ 6 milhões para o combate às queimadas e contratação de brigadistas.
Animais silvestres também têm sido vítimas dos incêndios. Em Paraíso do Tocantins, um filhote de preá foi resgatado de um incêndio florestal com queimaduras nos olhos, patas e focinho acabou perdendo a visão. O animal está em estado grave, mas estável, conforme o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).
*G1 Tocantins