A Polícia Científica realizou, no último dia 25, a reprodução simulada de um acidente que ocorreu em 2018 no Km 5 da TO-030 em Palmas, na região central do Estado.
O caso aconteceu por volta da 20h40 da noite do dia 20 de setembro. O acidente teve como vítima fatal uma mulher de 31 anos que era passageira da moto envolvida no acidente. Além dela, o condutor também sofreu lesões.
Após o exame, foi possível concluir como causa do acidente a perda do controle do veículo depois que o pneu traseiro estourou, o que fez com que a passageira caísse da moto e causou lesões e traumatismo crânio encefálico na vítima, sem o envolvimento de terceiros no caso.
O exame possibilitou recriar o ambiente do acidente, segundo a versão de testemunha e contribuiu para a apuração dos eventos daquela noite. Com a reprodução, os peritos puderam realizar novas medidas e averiguar a congruência dos fatos com o relato testemunhal e também com a declaração do condutor.
A reprodução simulada é um exame pericial que tem por objetivo simular os fatos narrados, reproduzir a versão dada pelas partes envolvidas sob a visão da criminalística, a fim de concluir se tais relatos guardam coerência com outros exames periciais realizados anteriormente, ou, ainda, apontar as divergências ou convergências entre as declarações prestadas.
Na simulação, estiveram presentes os peritos Anne Rose Carvalho, Cirino de Sousa Passos e Rafael Tagori. Houve também o auxílio da Delegacia Especializada em Crimes de Transito, da Polícia Militar (PM) e da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Palmas.