A Polícia Civil realizou nesta quinta-feira (17) uma operação de busca e apreensão em secretarias do governo do Estado. A ação investiga crimes contra a administração pública, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
ALVOS DA OPERAÇÃO
Os mandados estão sendo cumpridos nas sedes da Secretaria de Cultura, Secretaria de Turismo e Secretaria de Esporte e Juventude, além de outros locais ligados ao suposto esquema. Entre os alvos também estão empresas de eventos e institutos.
ESQUEMA INVESTIGADO
A investigação aponta que os crimes ocorreram por meio de eventos públicos, onde foram identificadas inconsistências que sugerem desvios de recursos. Uma das empresas investigadas firmou diversos contratos com o governo entre 2015 e 2018, recebendo mais de R$ 12 milhões, dos quais R$ 9,8 milhões foram repassados pelo Estado.
NOTA DO GOVERNO
A Secretaria de Comunicação informou que a investigação se refere a gestões anteriores, de 2015 a 2019. Afirmou ainda que as secretarias envolvidas estão colaborando com a Polícia Civil e irão suspender contratos e pagamentos com as empresas investigadas.
AUTORIDADES ENVOLVIDAS
Os mandados de busca foram autorizados pela 3ª Vara Criminal de Palmas, com decisão do juiz Márcio Soares da Cunha. A investigação está sendo conduzida pela Divisão Especializada de Repressão à Corrupção (DECOR) da Polícia Civil.